História e Memória da Psicologia em SP "A psicologia educacional e escolar em São Paulo: construção de um novo
homem"
Foi a partir das demandas da Educação que a Psicologia se desenvolveu;
e foi na Psicologia que a Educação fundamentou suas atividades.
As escolas
foram organizadas e reorganizadas em toda sua estrutura ao longo deste
processo, sempre refletindo as concepções vigentes em cada época.
Das
primeiras carteiras escolares, fixas no chão, com um único professor à
frente em um tablado para o formato escolar atual, com educação inclusiva,
computador, há uma longa e complexa história.
Os primeiros professores concebiam que as dificuldades de aprendizagem
eram só do aluno, portanto, a escola e a sociedade eram isentas de culpa.
Depois, o aluno deixou de ser problema e a responsabilidade recaiu na
escola.
Até que professor e escola passaram a ser vistos como parte de
um todo, e a sociedade, esta sim, a principal responsável pelo não aprendizado
dos alunos.
Pode-se concluir, portanto, que a Psicologia Educacional/Escolar se desenvolveu
a partir do Brasil colonial, considerando o contexto histórico e social
e as concepções de cada época.