Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Comunicação | Jornal PSI |


número 158 - dezembro/janeiro de 2008 | 2009

EDITORIAL | UM COMPROMISSO MUITO ESPECIAL
Um verdadeiro compromisso com a Declaração Universal dos Direitos Humanos requer de nós, psicólogos, que nos empenhemos em discutir seus valores, zelar por sua aplicação e trabalhar por sua disseminação.

OPINIÃO | O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
Militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2004, o religioso Frei Betto dá sua visão sobre o ensino religioso na escola pública.

FORMAÇÃO | EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: MAIS UM PASSO
O Projeto "Direitos Humanos no Ensino de Psicologia: Uma força motriz para a consolidação do compromisso social" chegou ao fim de sua primeira etapa com quatro mesas de debates, abrindo caminho para o Seminário Nacional, previsto para o dia 4 de dezembro.

UM MUNDO MELHOR É POSSÍVEL | EDUCRIANÇA: OS DIREITOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Em Guarulhos, projeto atende famílias de baixa renda com crianças de até dois anos de idade. Proposta se baseia no direito à educação desde a primeira infância, conforme estabelece a Constituição de 1988.

CAPA | DIGNIDADE E JUSTIÇA PARA TODOS NÓS
Há 60 anos, a ONU aprovava a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em São Paulo, os psicólogos comemoram a data com uma homenagem a dois expoentes da luta pelos Direitos Humanos no Brasil - Nadir Gouvêa Kfouri e Fábio Konder Comparato - além de participar ativamente de iniciativas que visam garantir os princípios de dignidade e respeito presentes na Declaração.

POLÍTICAS PÚBLICAS | AOS 20 ANOS, SUS COLECIONA SUCESSOS E ENCARA DESAFIOS
O Sistema Único de Saúde, SUS, completa 20 anos de existência em 2008. É uma das conquistas obtidas na Constituinte de 1988, que estabeleceu o direito universal à saúde como dever do Estado. Hoje o SUS é um sistema universal e o único canal de acesso aos serviços de saúde para 140,7 milhões de brasileiros, mas ainda enfrenta sérios desafios como os do subfinanciamento.

CONVERSANDO COM O PSICÓLOGO | NASF, UM NOVO APOIO PARA A ATENÇÃO BÁSICA
A Atenção Básica é objeto de preocupação em todo o mundo. No Brasil, esse objetivo tem sido buscado por meio da Estratégia de Saúde da Família, que completou 15 anos em 2008. Uma das ações mais recentes do Ministério da Saúde nesse campo foi a criação, no início do ano, dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

INTERIOR | PSICOLOGIA AVANÇA PARA O INTERIOR
Psicólogos de cidades mais afastadas das subsedes do CRP SP no interior de São Paulo nem sempre conseguem participar dos debates e ações ali promovidos. Mas esforços estão sendo feitos para levar os debates até lá.

ESTANTE | "Manual de Psicologia Clínica para Hospitais", "Educação Inclusiva: Percursos na Educação Infantil" e "Religiosidade e Psicoterapia" são alguns dos lançamentos editoriais na área de Psicologia que integram a seção Estante.

MURAL O ano temático da Educação teve seminários regionais, realizados em São Paulo e nas subsedes. Esta e outras notícias você confere no Mural.

CIÊNCIA E PROFISSÃO | CONSELHOS DEBATERÃO PSICOTERAPIA EM 2009
2009 será o Ano da Psicoterapia no Sistema Conselhos. A proposta é estimular um amplo debate sobre a psicoterapia como um campo de atuação que compreende diferentes abordagens teóricas e práticas. Eventos com esse objetivo deverão ocorrer a partir de maio do próximo ano, quando se encerra o Ano da Educação.

QUESTÕES ÉTICAS | PELA ÉTICA, CONTRA A INDIFERENÇA.
A professora Terezinha Azerêdo Rios fala sobre o papel dos Códigos de Ética para as profissões e destaca a necessidade de se discutir a Ética como uma resposta a um dos grandes desafios da sociedade atual: a indiferença.

NUESTRA AMERICA LATINA | DEBATE MARCA DIA DA PSICOLOGIA LATINOAMERICANA
Debate organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) marcou a primeira comemoração internacional do Dia da Psicologia Latinoamericana.

Expediente |

Errata
CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
Na edição 157 do jornal PSI, na entrevista "Indo Além do ECA", a sigla CRESS foi equivocadamente apresentada como Conselho Regional de Assistência Social. O correto é Conselho Regional de Serviço Social.