Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Comunicação | Jornal PSI |

Autores

Popstars da auto-ajuda

O filão da auto-ajuda tem produzido grandes estouros de vendagens de livros no Brasil. Os pioneiros no gênero são autores norte-americanos, dentre os quais podemos destacar Dale Carnagie, morto em 1955 e até hoje muito lido; mas atualmente temos produtos made in Brazil com grande aceitação. Autores como Lair Ribeiro, Roberto Shinyashiki e Lauro Trevisan atingem cifras comparáveis aos grandes best sellers. Além da venda de livros, esse mercado explora também a venda de palestras e de consultorias para todo o Brasil. Dentre os que mais faturam no sub-ramo das palestras está Shinyashiki, que realiza quinze por mês ao custo de R$ 15 mil cada (segundo reportagem da revista Veja). Lair Ribeiro, por sua vez, realiza 6 palestras mensais a R$ 6 mil cada. A seguir, publicamos curtos perfis de alguns nomes destacados da auto-ajuda.

Roberto Shinyashiki ? Psiquiatra paulista formado pela Universidade de Bragança. É um dos mais requisitados palestrantes de auto-ajuda do Brasil e o mais vendido (cerca de 5 milhões de exemplares). O livro ?O Sucesso é Ser Feliz? vendeu 600 mil exemplares até a 30ª edição e o ?A Carícia Essencial?, de 1985, alcançou 1,25 milhão. Outros livros seus são ?Amar Pode Dar Certo? e ?Os Donos do Futuro?. Seus livros são lançados pela Editora Gente, sendo ele o responsável por 52% do faturamento. Utiliza técnicas de reforço positivo em motivação de grupo e trabalha principalmente em empresas e na área esportiva.

Stephen Covey ? Norte-americano, escreveu ?Os 7 Hábitos das Pessoas Muito Eficazes? que, lançado em 1989, vendeu mais de 12 milhões de exemplares em todo o mundo, tornando-se um dos mais vendidos do planeta no ramo (encabeçou por 270 semanas o ranking do The New York Times).

Lair Ribeiro ? Cardiologista, é um dos maiores escritores de auto-ajuda do Brasil. Escreveu treze best sellers (onze traduzidos em países da Europa e da América Latina). Sua técnica baseia-se na chamada ?programação neurolingüística? (prática ainda não reconhecida pela Psicologia), que ensina habilidades para se influenciar pessoas por meio da comunicação global, o que Lair define como ?mágica da influência?. Ensina como implicar os outros naquilo que ?eu? desejo e fazer com que os outros pensem e se comportem da maneira que ?eu? quero. A Editora Objetiva já vendeu mais 1,5 milhão de exemplares de livros de Lair, entre títulos como ?O Sucesso Não Ocorre por Acaso?, ?Comunicação Global?, ?Ajude-se?, ?Prosperidade ? Fazendo Amizade Com Dinheiro?, ?Emagreça Comendo?, ?Pés no Chão, Cabeça nas Estrelas? e a ?A Magia da Comunicação?.

Lauro Trevisan ? Psicólogo, padre, jornalista e escritor: com essa diversificada gama de atuações, iniciou sua carreira em 1980 e já vendeu 2,4 milhões de livros, entre os 41 publicados. Seu título mais vendido é o ?O Poder Infinito da Sua Mente?, que alcançou 900 mil exemplares em 315 edições. Outros títulos são: ?A Fé que Remove Montanhas?, ?Exploda a Crise ? Faça Sucesso?, ?Conhece-te e Conhecerás o Teu Poder?, ?Você Tem o Poder de Alcançar Riquezas?, ?Ame ou Você Morrerá no Próximo Domingo? e ?Cure-se ? Você é o Seu Próprio Remédio?, dentre outros.

Dale Carnegie ? Norte-americano, é pioneiro no ramo da auto-ajuda. Seu livro ?Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas? vendeu mais de 10 milhões de cópias desde seu lançamento em 1936. Outros best sellers seus são ?Como Evitar Preocupações e Começar a Viver? e ?Administrando Através das Pessoas?. Mais de 50 milhões de cópias dos livros de Carnegie foram impressas e publicadas em 38 línguas. Criou também o Treinamento Dale Carnegie, que ensina a falar em público e já graduou mais de 4 milhões de pessoas.


volta ao índice deste número