Quem foi Arthur Bispo do Rosário?

O sergipano Arthur Bispo do Rosário viveu por cinco décadas como interno da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, Rio, diagnosticado como esquizofrênico. Sua obra surpreendente foi descoberta no início dos anos 80 e ganhou repercussão internacional.


Bispo do Rosário nasceu em Japaratuba, SE, por volta de julho de 1909 (a data é controversa). Instalado definitivamente na Colônia Juliano Moreira, em 1948, Bispo ali permaneceu durante 40 anos, até a sua morte, desenvolvendo artefatos que considerava ?um inventário do mundo para levar a Deus?. Suas obras foram pela primeira vez expostas ao público na mostra coletiva ?À Margem da Vida?, em 1982, que reuniu obras assinadas por presidiários, adolescentes de atos infracionais , idosos e internos de hospitais psiquiátricos. Arthur Bispo do Rosário faleceu no dia 5 de julho de 1989 e, daí até 1993, foram realizadas seis mostras individuais dos seus trabalhos, que reúnem esculturas, pinturas, bordados e colagens, utilizando os mais diversos materiais - desde panos até utensílios domésticos.

 

Elas foram visitadas por um público estimado em 100 mil pessoas. Em 1991, trabalhos de Bispo integraram a Mostra Viva Brasil, promovida pelo governo da Suécia, no Kulturhuset, em Estocolmo. Em 1995, ele representou o Brasil na 46a Bienal de Veneza, principal evento de artes plásticas do mundo. Em 2000, seu trabalho integrou o módulo Imagens do Inconsciente, na Mostra do Redescobrimento Brasil + 500.

 

 


Institucional

Conheça o CRP SP
Conselheiros
Subsedes
Comissões
Licitações
Transparência
Psicologia todo dia

Anuidades
Atualizar cadastro
Cadastro nacional
Código de Ética
Concursos
CREPOP
Declaração Profissional
Inscrição de empresa
Inscrição pessoa física
Manuais
Orientações
Profissionais inscritos
Representações
Título de especialista
Psicologia em todo lugar

Boletins CRP SP
Cadernos temáticos
Campanhas e ações
Diversos
Exposições virtuais
Jornal Psi
Livros
Memória da Psicologia
Notícias
Páginas temáticas
Quadrinhos
Vídeos

Psicologia em nossas vidas

Cartilhas
TV Diversidade
Psicologia Sempre unida

Agenda CRP SP
Outros eventos
Indique um evento
Transmissões online
9º CNP
FENPB
Conselho Regional de Psicologia 6ª Região | R. Arruda Alvim, 89 | 05410 020 | São Paulo/SP | Tel. 11 3061 9494 | Fax. 11 3061 0306