Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Comunicação | Diversos |
Especial VIII COREP
Congresso Regional de Psicologia - CRP SP
26, 27 e 28 de abril de 2013 - Espaço APAS - São Paulo

Índice:
  A Democracia Presente na Psicologia Brasileira
Delegados (as) Discutem Propostas Nacionais e Estaduais
Fiquem Atentos (as)!
Plenária elege delegados (as) para o CNP
Conheça as duas chapas que irão disputar o processo eleitoral do CRP SP
Expediente
Versão em PDF


A Democracia Presente na Psicologia Brasileira

A consolidação do processo democrático no Sistema Conselhos teve mais uma etapa durante a realização do VIII Congresso Regional de Psicologia (COREP), que aconteceu de 26 a 28 de abril, na capital paulista. No total, 167 delegados (as), vindos (as) de diversas regiões do estado de São Paulo, foram credenciados (as) e compuseram a plenária do COREP.

Debates, articulações, discussões e trocas de ideias marcaram os três dias da atividade, que elegeu dez propostas nacionais em cada um dos três eixos. Estas propostas serão apreciadas durante o Congresso Nacional de Psicologia (CNP), a ser realizado de 30 de maio a 2 de junho, em Brasília.

Pela primeira vez, os (as) delegados puderam discutir e eleger também as propostas estaduais que serão as diretrizes para atuação do CRP SP. O COREP também foi um importante momento para a elaboração de moções de apoio e de repúdio, expressões do plenário do COREP sobre temas relacionados à Psicologia e direitos humanos. ?Esta atividade é fruto de um caminho de muitos encontros e diálogos. Este é o momento de ouvir e problematizar as questões de nossa profi ssão. É um processo que vai intensifi car a garantia de que o resultado seja democrático. Estruturas arcaicas ainda permanecem, por isso a Psicologia se coloca nesse horizonte de buscar garantir a democracia e os direitos humanos?, afi rmou Adriana Eiko, Conselheira do CFP durante a mesa de abertura do COREP.

Além dos (as) delegados (as) eleitos nos Pré Congressos, participaram também representantes de estudantes e de entidades como o Fórum de Assistência Social de São Paulo, a Frente Estadual Antimanicomial e a ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional). Estas entidades, assim como os (as) estudantes, acompanharam todo o processo. Ainda que sem direito a voto na escolha de propostas e delegados (as) para o CNP, eles (as) puderam participar de todos os momentos da atividade.

Durante a plenária de abertura do COREP, a presidenta do CRP SP, Maria de Fátima Nassif, apresentou à Plenária um panorama geral das ações desenvolvidas pela atual gestão em distintas áreas, que seguiram as deliberações instituídas no VII Congresso Nacional de Psicologia, que aconteceu em 2010.

O presidente da Comissão Regional Eleitoral, Cleverson Carvalho, também teve espaço na abertura da atividade para apresentar o trabalho relativo ao processo eleitoral que neste ano inclui voto pela internet. A Comissão contou com um posto de atendimento durante os três dias de realização do COREP, com o objetivo de atender os (as) delegados (as), esclarecer possíveis dúvidas e, principalmente, receber a inscrição das chapas concorrentes ao CRP SP.

Os (as) delegados (as) votaram e elegeram no primeiro dia do COREP, os (as) integrantes da Mesa Diretora, que conduziram os trabalhos nos três dias de atividades. Foram eles: Eliza Zaneratto Rosa (presidenta); Carla Biancha Angelucci (vice-presidenta); Gustavo de Lima Bernardes Sales (primeiro secretário); e Arlindo da Silva Lourenço (segundo secretário).



Delegados (as) Discutem Propostas Nacionais e Estaduais

Durante a realização dos eventos preparatórios, em todo o estado, foram produzidas propostas para compor cada um dos três eixos do Congresso Nacional de Psicologia (CNP).

Os eixos são:
1. Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria;

2. Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho;

3. Ampliação da Participação da Psicologia e sociedade nas Políticas Públicas.

Nos 19 Pré Congressos organizados em todo o estado, foram sistematizadas 694 propostas, sendo 449 nacionais e 245 estaduais. Foram sobre estas propostas que os (as) delegados (as) do COREP se debruçaram em um espaço de intenso debate e refl exão. No momento do credenciamento, eles (as) optavam por um dos três Grupos de Trabalho ? GTs que iriam discutir as propostas de cada eixo. Nestes grupos, os (as) psicólogos (as) puderam debater as propostas e chegar a um consenso sobre quais das 10 propostas nacionais cada GT indicaria para discussão em plenária. Os grupos também discutiram e encaminharam, pela primeira vez, propostas de âmbito estadual, para a aprovação na plenária que, após efetuar ricos questionamentos, votou nas propostas que se constituirão como linhas de atuação para o CRP SP em São Paulo. Já as propostas nacionais serão encaminhadas para a apreciação no CNP, representando a categoria paulista.







Fiquem Atentos (as)!
O site do CRP SP disponibiliza as propostas de âmbito nacional, que foram encaminhadas para aprovação e discussão no VIII CNP. As propostas de âmbito estadual, que servirão como diretrizes para a atuação do CRP SP no estado no período 2013- 2016, também podem ser vistas no site, assim como as 13 moções, entre repúdio e apoio, que foram aprovadas pela plenária do VIII COREP, e que terão diferentes destinatários. Confira.


Plenária elege delegados (as) para o CNP
Os (as) delegados (as) de todo o estado de São Paulo, presentes na plenária do VIII COREP, elegeram seus (suas) representantes que irão participar do Congresso Nacional de Psicologia (CNP). A eleição, segundo o previsto no regimento do COREP, aconteceu por meio da inscrição de chapas, uma forma democrática que garante a ampla participação de distintos grupos políticos. A psicóloga Maria do Carmo Lima Batista, de Campinas afirmou que, em um primeiro momento, estranhou esta forma de eleição de delegados (as), por acreditar que a eleição individual seria a mais adequada. Porém, ela percebeu que a eleição por chapas era, sim, a mais democrática. ?Me dei conta que a eleição por chapas, por si só, já traz a garantia de representatividade de diferentes grupos, com vozes e posicionamentos distintos. Desta forma a diversidade é respeitada. E isso é democracia?, afirmou. Três chapas foram compostas e cada uma delas irá enviar seus representantes de forma proporcional ao número de votos obtidos. Após a realização do COREP, a Comissão Organizadora (COMORG) Nacional avaliou que o estado de São Paulo, por conta do número de psicólogos (as) inscritos (as) no Congresso Regional, deveria enviar ao CNP 20 delegados (as) e não 19, como o que estava previsto anteriormente e que havia sido comunicado à plenária do COREP. Pela proporcionalidade de número de votos obtidos por cada uma das três chapas, a chapa 2 teve direito a indicar mais um (a) delegado (a) que será o (a) primeiro (a) suplente. A listagem completa com os nomes dos (as) delegados (as) que irão participar do CNP está disponível no site do CRP SP.


Conheça as duas chapas que irão disputar o processo eleitoral do CRP SP
Durante o encerramento do VIII COREP, o presidente da Comissão Regional Eleitoral, Cleverson Carvalho, anunciou as duas chapas que irão concorrer ao processo eleitoral do CRP SP, em 27 de agosto. São elas: Pra Cuidar da Profissão em São Paulo e Fortalecer a Profissão em São Paulo. As chapas já foram homologadas. Confira abaixo os nomes dos psicólogos (as) que fazem parte de cada uma delas, e acompanhe este processo na área destinada às eleições no site do CRP SP na internet: www.crpsp.org.br/eleicoes/

Chapa 11: Pra Cuidar da Profissão em São Paulo
CRP

Nome do profissional

Cargo

58631

ELISA ZANERATTO ROSA

Efetiva

66765

ADRIANA EIKO MATSUMOTO

Efetiva

36519

ANA PAULA PORTO NORONHA

Efetiva

71152

ARISTEU BERTELLI DA SILVA

Efetivo

78662

GABRIELA GRAMKOW

Efetiva

84485

GRAÇA MARIA DE CARVALHO CAMARA

Efetiva

77938

GUILHERME LUZ FENERICH

Efetivo

49788

ILANA MOUNTIAN

Efetiva

63247

JANAÍNA LESLÃO GARCIA

Efetiva

88775

JOARI APARECIDO SOARES DE CARVALHO

Efetivo

70858

JOSÉ AGNALDO GOMES

Efetivo

81533

LUIS FERNANDO DE OLIVEIRA SARAIVA

Efetivo

22871

MARIA ERMINIA CILIBERTI

Efetiva

81224

MARILIA CAPPONI

Efetiva

75024

MOACYR MINIUSSI BERTOLINO NETO

Efetivo

5508

ALACIR VILLA VALLE CRUCES

Suplente

15063

ANA MARIA FALCÃO DE ARAGÃO SADALLA

Suplente

109975

BRUNO SIMÕES GONÇALVES

Suplente

98759

CAMILA DE FREITAS TEODORO

Suplente

69246

DARIO HENRIQUE TEOFILO SCHEZZI

Suplente

87121

GUSTAVO DE LIMA BERNARDES SALES

Suplente

63200

JONATHAS JOSÉ SALATHIEL DA SILVA

Suplente

81872

LIVIA GONSALVES TOLEDO

Suplente

35863

LUIZ EDUARDO VALIENGO BERNI

Suplente

13604

MARIA DAS GRACAS MAZARIN DE ARAUJO

Suplente

4595

MIRNAMAR PINTO DA FONSECA PAGLIUSO

Suplente

52183

REGIANE APARECIDA PIVA

Suplente

49858

SANDRA ELENA SPOSITO

Suplente

103795

SERGIO AUGUSTO GARCIA JUNIOR

Suplente

7964

SILVIO YASUI

Suplente


Chapa 12: Fortalecer a Profissão em São Paulo
CRP

Nome do profissional

Cargo

13218

MARIA JOSÉ MEDINA DA ROCHA BERTO

Efetiva

50132

ANNA SILVIA ROSAL DE ROSAL

Efetiva

63609

CAROLINA FREIRE DE CARVALHO DE CARVALHO

Efetiva

23717

ESEQUIEL LACO GONÇALVES

Efetivo

1187

FRANCISCO JOSE MOLINARI

Efetivo

7132

LAERTE BUSTOS MORENO

Efetivo

19784

MARIA APARECIDA FOGO

Efetiva

85091

MARINA JUNQUEIRA ZAMPIERI

Efetiva

39421

MILENE ISABEL FERRAZ

Efetiva

87674

PATRICIA HELENA GUILHERME

Efetiva

38967

PATRICIA SILVA MELO

Efetiva

4817

RAUL ARAGAO MARTINS

Efetivo

39335

RENATA CRISTINA GONÇALVES DE SOUSA ZANUSSO

Efetiva

10713

ROSALICE LOPES

Efetiva

23108

SIDNEI CELSO COROCINE

Efetivo

84889

DAVID MOREIRA LIMA

Suplente

36772

DORIVAL ALONSO JUNIOR

Suplente

74656

JEANE CRISTINA DE SOUZA

Suplente

107341

JOANA MARCIA MORAES TEIXEIRA

Suplente

84859

JULIANA DISPATTO SARAVALLI

Suplente

1333

MARCO ANTONIO DE CASTRO FIGUEIREDO

Suplente

46500

MARIA APARECIDA JUNQUEIRA ZAMPIERI

Suplente

1159

MARIA APARECIDA M COSTA PANAZZOLO

Suplente

8649

MARIA DA GRAÇA PRETONI CENEVIVA

Suplente

109129

MAYARA PALMA POLONI

Suplente

7193

PAULA RENATA BALTHAZAR RODRIGUES DA SILVA

Suplente

83739

SABRINA COSTA LAQUA

Suplente

72808

SARA DE SOUSA CAMPOS

Suplente

36638

SILVIA HELENA VERTONI HOMSI

Suplente

3929

SUELI MARLENE NESPOLI

Suplente




Expediente
Redação, Fotos e Edição: Christiane Gomes
Diagramação: Paulo Mota
Impressão: Rettec Artes Gráficas e Editora Ltda
O Encarte Especial VIII COREP é parte integrante da edição 174 do Jornal PSI



Versão em PDF
Clique aqui para baixar