Pular Links de NavegaçãoPágina inicial | Comunicação | Cadernos temáticos |


O que pensam as entidades da psicologia sobre o tema: CRP SP e SinPsi

Abertura
Beatriz de Paula Souza
Psicóloga e representante do Grupo Institucional Queixa Escolar

Represento uma das entidades que participou da organização e da concepção desse debate, que é o Grupo Institucional Queixa Escolar. Esse grupo é um coletivo de psicólogos autogestionado, preocupado em criar e disseminar maneiras de fazer atendimentos psicológicos às queixas escolares que levem em conta a realidade das escolas, que dialoguem com as escolas, no sentido de auxiliá-las a superar as dificuldades dos seus alunos.

É algo que os atendimentos tradicionais em Psicologia não costumam fazer, imputando, geralmente, todas as dificuldades escolares que as crianças têm às próprias crianças ou às suas famílias, sem um olhar para o que acontece na realidade das nossas escolas e sem dialogar com elas. Propondo-se a contribuir para melhorar o dia-a-dia das escolas, no qual muitas dificuldades escolares poderiam ser superadas. Convido quem se interessar a visitar nosso site: www. queixaescolar.com.br

Esta mesa tem o objetivo de apresentar os principais questionamentos feitos por entidades representativas dos psicólogos, propostas de atuação desses profissionais na Educação e reflexões sobre o lugar da medicalização na constituição de propostas de políticas públicas no campo da Educação Básica.

Pretende-se, ainda, apontar para possibilidades de superação da medicalização, a partir de contribuições da Psicologia e do psicólogo na compreensão das queixas escolares. Agradecemos aos representantes das entidades dos psicólogos, que puderam manifestar suas posições, mostrando que não são entidades que estão apenas contra alguma coisa, mas que têm uma série de propostas a implementar. Propostas que têm o objetivo de contemplar, de maneira ampla, problemas cujos enfrentamentos previstos nos Projetos de Lei questionados são pontuais, localizados, apenas para algumas dificuldades específicas.

voltar ao sumário
Aumentar textoDiminuir texto