VI Encontro de Psicólogas(os) da Área da Educação  
 





Data: 23/03/2019
Local: Auditório da Escola Americana da Universidade Presbiteriana Mackenzie

A conjuntura atual tem revelado a importância de parcerias na construção de uma Educação Democrática e de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros. Cada vez mais a sociedade se vê afetada por processos medicalizantes que naturalizam problemas de ordem social, econômica, política, institucional e os atribuem a questões individuais.

Lilian Suzuki - Coordenadora do Núcleo de Educação e Medicalização do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Marcos Vinicius de Araújo - Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Psicologia e Educação: desafios históricos

Mitsuko Aparecida Makino Antunes - Psicóloga. Mestre em Filosofia e Educação e doutora em Psicologia Social. Professora do Programa de pós-graduação em Psicologia da Educação - PUC SP.

Palestras

Políticas Públicas

Marilene Proença Rebello de Souza - Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atua na área de psicologia escolar educacional. Membro da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional). Membro do Fórum sobre medicalização da educação e da sociedade. Ocupa a cadeira nº 2 de Lourenço Filho na Academia Paulista de Psicologia.

Medicalização

Maria Rozineti Gonçalves - Vice-presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo - CRP 06.

Mediação

Roseli Fernandes Lins Caldas - Psicóloga, especialista em Psicologia Escolar, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (UPM) e Doutora em Psicologia Escolar (USP). Professora do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência voltada para as áreas de Psicologia Escolar, Educação e Formação de Professores. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE.

Conferência de Encerramento

Psicologia Histórico Cultural

Guillermo de la Paz Arias Beatón - Psicólogo, Doctor em Pedagogía, Master em Psicodrama y Procesos Grupales, Profesor Titular y Presidente de la Cátedra L. S. Vygotski de la Facultad de Psicología de la Universidad de La Habana. Profesor colaborador CEDEPP, Brasil.