Parem de matar as mulheres:
a escuta clínica da violência
 
 





Data: 20/03/2019

Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP

Só em 2019, em menos de um mês, tivemos mais de 100 mortes de mulheres por violência de gênero! A cada cinco minutos uma mulher é vitima de violência. O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo convida a todas e a todos para dialogar sobre a escuta clínica das mulheres e da violência em diversos contextos.

Beatriz Borges Brambilla - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Daniela Pedroso - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996) e mestrado em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Santo Amaro (2010). Atualmente é psicóloga do Núcleo de Violência Sexual e Aborto Previsto em Lei do Hospital Pérola Byington e membro do Grupo de Estudos sobre Aborto (GEA) e do Núcleo de Sexualidade e Gênero do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP/SP). Também desenvolve seu trabalho em consultório particular.

Flávia Roberta Eugênio - Psicóloga. Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo; Especialista em Psicologia Política pela EACH USP; Mestranda em Psicologia Social na PUC-SP - Núcleo de Trabalho e Ação Social; Realiza atendimento clínico em Santo André e Tatuapé (SP). Trabalhou na rede de atendimento a mulher em situação de violência de São Paulo e Grande ABC. Promotora legal popular.

Mariana de Oliveira Farias - Possui graduação em Psicologia pela Unesp/Bauru, Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela mesma Universidade e Doutorado em Psicologia Social pela PUC de São Paulo. Tem experiência profissional na área da Psicologia Jurídica e é membro do Núcleo de Sexualidade e Gênero do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP06. Atua há mais de 10 anos na área acadêmica realizando pesquisas na área de sexualidade e gênero e ministrando aulas para graduação, pós-graduação e cursos de formação na área da Psicologia.

Anna Carolina Lanas Soares Cabral - Graduada em Psicologia pela PUC/SP, mestre em Filosofia pela PUC de Val Paraíso/Chile, revalidado pela USP/SP em Psicologia - Processos culturais e Subjetivação. Doula pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa e Promotora Legal Popular, pela União de Mulheres de São Paulo. Além de mãe de uma esperta menina, trabalha hoje no Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Silvia Chakian de Toledo Santos - Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo desde junho de 1999, Secretária Executiva da Promotoria de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público de São Paulo (GEVID), atuando de forma especializada na área da violência contra mulher, Mestre em Direito Penal pela PUC-SP, Membro da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (COPEVID) que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos do Ministério Público (GNDH) desde 2011, co-autora de obra e artigos relacionados ao tema da violência contra a mulher.

Natália Parolin - Psicóloga e Psicanalista, clinica há 10(dez)anos e fundadora da Rede Divam (Debates Integrados pela Valorização e Atendimento das Mulheres)