EU DIGO NÃO à Medicalização
e à Patologização da Educação
 
 

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Manhã Tarde



Data: 24/11/2018
Local: Mini-Auditório da UNIP - Universidade Paulista - Campus Paraiso

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Cada vez mais a sociedade se vê afetada por processos medicalizantes que naturalizam problemas de ordem social, econômica, política, institucional e os atribuem a questões individuais. A infância e a juventude estão em risco, a realização cada vez mais precoce de cirurgias em jovens por culto a um determinado tipo de beleza, alarmantes usos de Ritalina em vestibulandos ou estudantes pressionados por exigências acadêmicas, excessivos diagnósticos de TDAH, TOD e dislexia em decorrências de um suposto mau desempenho ou comportamento na escola, contenção química a adolescentes em medidas protetivas ou socioeducativas, capacitismo em relação às pessoas com deficiência, e a tantas outras esferas aonde vem se dando a busca pela captura das subjetividades por processos biologizantes e patologizantes - bioidentidades - e uma tendência ao silenciamento e apagamento das singularidades.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo por reconhecer a complexidade do fenômeno da medicalização propõe neste evento um diálogo a partir de diferentes perspectivas profissionais e territoriais, considerando os marcadores de classe, raça, gênero e pobreza.

Essa ação visa a contribuir nas políticas públicas de forma a eliminar qualquer forma de discriminação e preconceito, promovendo a diversidade e enfrentando práticas patologizantes e medicalizantes.

Maria Rozineti Gonçalves - Conselheira Vice-Presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Representante da UNIP - Universidade Paulista.

Marilene Proença Rebello de Souza - Representante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Rosângela Villar - Representante do Movimento Despatologiza.

Lilian Suzuki - Coordenadora do Núcleo Educação e Medicalização do CRP SP.

Apresentação Cultural - Gustavo Braunstein

Palestras

A Psicologia e a Medicalização da Educação
Anabela Almeida Costa e Santos Perreta - Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997), aperfeiçoamento em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002 e 2008, respectivamente). Atualmente é Professora Adjunto 4 da Universidade Federal de Uberlândia, onde ministra aulas na graduação em Psicologia e em cursos de Licenciatura, supervisiona estágio em Psicologia Escolar. É membro do Núcleo Uberlândia do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Tem desenvolvido pesquisas sobre a atuação e formação do psicólogo para atuar no campo da educação e sobre a medicalização da educação. Tem experiência na área de Psicologia Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas: atuação e formação do psicólogo escolar, registros escolares, cadernos escolares, medicalização da educação, pesquisa etnográfica, escola pública, cotidiano escolar.

A Fonoaudiologia e a Medicalização da Educação
Vera Regina Vitagliano Teixeira - Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972) e mestrado em Fonoaudiologia pela mesma instituição (2004). É professora assistente mestre do Departamento de Clinica Fonoaudiológica e Fisioterápica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Título de especialista em Linguagem concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa. Exerceu a Coordenação Didática do Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP de agosto de 2007 a julho de 2009 e a Chefia do Departamento de Clinica Fonoaudiológica e Fisioterápica de agosto de 2011 a julho de 2015 . Atualmente ministra disciplinas nos Cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e de Especialização em Psicopedagogia da COGEAE/PUC-SP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em linguagem oral/escrita, motricidade orofacial e surdez, sendo que suas áreas de atuação envolvem a atividade clínica em consultório e de assessoria em Fonoaudiologia Educacional. Tem interesse nos seguintes temas: linguagem, surdez, formação e avaliação acadêmica, supervisão clínica, fonoaudiologia e educação. Faz parte da Associação Palavra Criativa e, no momento, exerce a função de diretora geral. Atualmente é conselheira do 11o. Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia - 2a região, exercendo a vice-presidência do referido órgão.

A Psiquiatria e a Medicalização da Educação
Rossano Cabral Lima - possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), residência em Psiquiatria (1998) e Psiquiatria Infantil (1999) pelo Instituto Municipal Philippe Pinel - RJ, mestrado (2004) e doutorado (2010) em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche no Instituto Max Planck de História da Ciência (Berlim, Alemanha). Trabalhou na rede de atenção psicossocial do município do Rio de Janeiro (CAPS Pedro Pellegrino e CAPSi Eliza Santa Roza) e foi supervisor clínico-institucional do CAPSIJ Duque de Caxias-RJ. Foi Professor Visitante do NUPPSAM/IPUB/UFRJ (2011) e desde 2012 é Professor Adjunto do Instituto de Medicina Social da UERJ, do qual é Vice-Diretor desde 2016. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental de crianças e adolescentes, políticas públicas de saúde mental, Centros de Atenção Psicossocial, diagnósticos psiquiátricos e identidades sociais, saúde mental global, medicalização, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e transtornos do espectro autista.

A Pedagogia/Educação e a Medicalização
Cecilia Collares - Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1961), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977); doutorado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política da USP (1981) e Livre-Docência em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP, no Departamento de Psicologia Educacional, atualmente aposentada. Sua atuação em ensino, pesquisa e extensão é no campo da Educação, em especial nas áreas ligadas a fracasso escolar, escola, formação de professores e medicalização dos processos ensino-aprendizagem. Publicou inúmeros artigos em periódicos científicos nas áreas de Educação e Psicologia. É autora do Livro Preconceitos no Cotidiano Escolar. Ensino e Medicalização. É militante do DESPATOLOGIZA - Movimento pela Despatologização da Vida, que tem articulado reflexões críticas e ações que buscam enfrentar e superar os processos medicalizantes da vida de crianças e adolescentes.

Mediação
Anabela Almeida Costa e Santos Perreta - Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997), aperfeiçoamento em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002 e 2008, respectivamente). Atualmente é Professora Adjunto 4 da Universidade Federal de Uberlândia, onde ministra aulas na graduação em Psicologia e em cursos de Licenciatura, supervisiona estágio em Psicologia Escolar. É membro do Núcleo Uberlândia do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Tem desenvolvido pesquisas sobre a atuação e formação do psicólogo para atuar no campo da educação e sobre a medicalização da educação. Tem experiência na área de Psicologia Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas: atuação e formação do psicólogo escolar, registros escolares, cadernos escolares, medicalização da educação, pesquisa etnográfica, escola pública, cotidiano.