A atuação da/os psicólogas/os nas Medidas Socioeducativas:
Encontro e Articulação Sudeste
 
 





Data: 30/09/2017
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP

O Núcleo Criança e Adolescente do CRP-SP organiza no mês de setembro/2017 um encontro para debater e traçar estratégias relacionadas a atuação das psicólogas nas medidas socioeducativas, visando a garantia de Direitos, já que o cenário do país aponta para retrocessos no âmbito do ECA.

Também temos como foco discutir a deliberação do 9º CNP, que versa sobre a construção de uma resolução para atuação das psicólogas nas medidas socioeducativas. Para isto, convidou psicólogas/os e Conselheiras/os da região sudeste do Brasil, além do Sinpsi.

Maria Mercedes Whitaker Kehl Vieira Bicudo Guarnieri – Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06. Coordenadora do Núcleo Criança e Adolescente.

Rogério Giannini – Conselheiro Presidente do Conselho Federal de Psicologia – CFP.

A atuação das/os Psicólogas/os  nas Medidas Socioeducativas: Encontro e Articulação Sudeste

Coordenação:
Maria Mercedes Whitaker Kehl Vieira Bicudo Guarnieri – Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06. Coordenadora do Núcleo Criança e Adolescente.

As Medidas Socioeducativas no Espírito Santo
Marina Francisqueto Bernabé - Psicóloga CRP 16/2791. Conselheira Titular do Conselho Regional de Psicologia - 16º Região. Representante Nacional no GT de Socioeducação – Representante Região Sudeste. Especialista em Clínica de Grupos, Indivíduos e Organizações - Instituto Félix Guattari - Faculdade de Ciências Médicas /BH. Mestranda em Psicologia Institucional – UFES.

As Medidas Socioeducativas no Rio de Janeiro
Juraci Brito da Silva - Mestre em Psicologia – UFRRJ - Dissertação: “A visita íntima de adolescente no sistema socioeducativo: um direito a ser exercido”. Especialista em Psicologia Jurídica; Coordenador do Projeto Diálogos no DEGASE –Saúde do Trabalhador.

As Medidas Socioeducativas em Minas Gerais
Vilene Eulálio de Magalhães – Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais (SEAP): Analista Executivo de Defesa Social/Psicóloga. Centro Universitário UNA de Belo Horizonte: Professora. Minicurrículo Atualizado: (3 a 4 Linhas). Graduada em Psicologia pela PUC de Minas Gerais (1997) e mestre em Sexologia pela Universidade Gama Filho (2003) do Rio de Janeiro. Servidora Pública da Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais, atualmente exercendo a função de coordenadora pedagógica da Academia do Sistema Prisional de Minas Gerais, é também professora titular do Centro Universitário UNA.

As Medidas Socioeducativas em São Paulo
Maria Mercedes Whitaker Kehl Vieira Bicudo Guarnieri - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06. Coordenadora do Núcleo Criança e Adolescente.

Maria Helena Machado - Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo, SP. Psicóloga atuante nas Medidas Socioeducativas.

Liberdade Assistida em São Paulo
Samira Maria da Silva - Graduada em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). Atua no Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto. Participa do Grupo de Trabalho sobre violência de Estado vinculado à articulação dos serviços de medida socioeducativa em meio aberto do Município de São Paulo. Foi bolsista do PIBIC Universidade Cruzeiro do Sul durante os anos de 2014-2016 no qual desenvolveu a pesquisa “O princípio de equidade no atendimento a mulheres negras no SUS”.
Cristiane Tomazelle dos Santos - Graduação em psicologia com especialização em coordenação de grupos. Experiência em medida socioeducativa de meio aberto desde 2004. Atuação técnica em unidade de semiliberdade de São José do Rio Preto. Atuação como técnica de referência na assistência social e no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Atuação na assistência social na atenção especial às violações de direitos. Membra do Núcleo Criança e Adolescente do CRP-SP.

Atuação das/os Psicólogas/os do Tribunal de Justiça
Cláudia Guzzardi Altieri - Psicóloga desde 1988, experiência clínica em consultório, curso de formação sobre o pensamento de Wilhelm Reich na Associação Wilhelm Reich do Brasil.  Psicóloga na FEBEM (atual Fundação CASA) de 1995 a 2005, inicialmente no Serviço SOS Criança e a partir de 1999 na área de adolescentes infratores.  Em 2005 trabalhou na USP por oito meses como Educadora Social no Programa Avizinhar, no Campus Butantã.  Em 2006 ingressou no TJSP como Psicóloga Judiciária, lotada desde então nas Varas Especiais da Infância e Juventude da Capital SP, o Fórum do Brás, que atende unicamente adolescentes autores de ato infracional. Colaboradora do CRP 06 há mais de 15 anos.