Dia da/o Psicóloga/o 2017
A/o psicóloga/o e seu protagonismo na transformação da realidade
 
 

Baixe esse vídeo:
(clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Salvar destino como...")
24/08/2017 25/08/2017
26/08/2017 (manhã) 26/08/2017 (tarde)



Data: agosto de 2017

Selecione o vídeo através do botão playlist, conforme imagem abaixo:



Como a psicologia, enquanto ciência e profissão, pode contribuir para as transformações da realidade?

No 1º Seminário Estadual: A/o psicóloga/o e seu Protagonismo na Transformação da Realidade, que será realizado para comemorar o dia da psicóloga, gostaríamos de refletir junto à categoria sobre nossa praxis e a forma como podemos atuar para que a dimensão do sofrimento seja escutada, reformulada e reconhecida nos seus diversos aspectos.

Sabemos que a/o psicóloga/o em sua atuação cotidiana dispõe de muitos dispositivos para a escuta e transformação deste sofrimento, contribuindo para uma sociedade que considere a alteridade nos seus diversos aspectos.

24/08 - Quinta-feira

18h00 às 19h00 Credenciamento e Café de Boas-vindas
Exposições e Apresentação Musical - Espaço Psi

19h00 às 19h15 Abertura
Aristeu Bertelli da Silva - Conselheiro Presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP.

19h15 às 20h00 Conferência

Maria Aparecida da Silva Bento - Coordenadora Executiva do CEERT; Coordenadora Executiva do CEERT; Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP; Coordenadora Geral das 07 edições do “Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero”; Coordenadora do Projeto “Conteúdos, Materiais, Ensino à Distância e Formação de Rede em prol da Diversidade na Educação Infantil” com a UFSCar/MEC; Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia; Desenvolveu consultoria no campo da diversidade para FEBRABAN, no Comitê de Diversidade dos Jogos Olímpicos 2016, Itaipú Binacional, OXFAM, Fundação Vale, Eletrobrás e outras empresas; Professora de Psicologia Social da Universidade de Austin - Texas/EUA; Ex-Membro do Grupo Assessor da ONU Mulheres; Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia; Fellow da Ashoka; Eleita Líder Social no “Fórum de Líderes Sociais e Empresariais” da Gazeta Mercantil (2002); Líder Avina; Reconhecimento pela Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo; Cidadã da Cidade de ATLANTA (EUA - 1991). Autora de vários livros.

20h00 às 21h00 Sarau do Dia da (o) Psicóloga (o)

Apresentação:

Maria Mercedes Whitaker Kehl Vieira Bicudo - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia
de São Paulo - CRP SP.

Patrícia Farina - Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2005), Aprimoramento em Saúde Mental e Justiça pela FUNDAP (2007), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2008) Especialização em Saúde da Família (2016) e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP no âmbito do Laboratório de Psicopatologia Fundamental (2011). Atuou com saúde mental em enfermarias de crise (2006 - 2010), trabalha com educação permanente, tutoria e docência em saúde mental e saúde pública (2008 - atual) e desde 2010 é Psicóloga apoiadora matricial da equipe NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da Família SMS/SP, já passou pelas regiões da Brasilândia, República (região central) e atualmente compõe a equipe Piauí (Zona Oeste), além de ser atriz no Coletivo Pagú prá Ver de Teatro do Oprimido.

21h00 às 21h10 Microfone aberto

21h10 às 22h00 Sarau do Dia da (o) Psicóloga (o)

22h00 Encerramento


25/08 - Sexta-feira

14h00 às 15h00 Credenciamento e Café de Boas-vindas

15h00 às 17h00 Mesa 01: Ampliação da Inserção Social da Psicologia

Mediação:

Ivani Francisco de Oliveira - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP.
Palestrantes
Maria da Graça Marchina Gonçalves - Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e do Curso de Graduação em Psicologia da PUC/SP. Doutora em Psicologia Social. Conselheira Presidente do CRP SP na gestão 2004-2007; conselheira do CFP 2007- 2010. Coordenadora Nacional do CREPOP de 2007 a 2010. Pesquisadora do Grupo CNPq "A dimensão subjetiva da desigualdade social e suas diversas expressões". Linha de pesquisa: desigualdade social e políticas públicas.

Luis Guilherme Galeão da Silva - É professor de psicologia social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Crítica e Psicologia Comunitaria atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Comunitária, Teoria Crítica, Psicologia, Diversidade e Direitos Humanos.

17h00 às 18h00 Debate

18h00 às 19h00 Café de Confraternização - Espaço Psi CRP SP.

19h00 às 21h00 Mesa 02: Ética e Responsabilidade no fazer da Psicologia
Mediação:
Andrea Mataresi - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP.
Palestrantes:
José Francisco Miguel Henriques Bairrão - Docente do Departamento de Psicologia da FFCLRP e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da USP. Fundador e coordenador do Laboratório de Etnopsicologia da mesma instituição.

Maria Cristina Barros Maciel Pellini - Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia - IP/USP. Atualmente é professora titular e Coordenadora Auxiliar da Universidade Paulista do Curso de Psicologia. Experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando e pesquisando os seguintes temas: Psicologia e formação, Método de Rorschach, Avaliação psicológica, Ética profissional, Psicologia na interface com a justiça. Ex Conselheira do CRP SP gestões: 1995-1998, 2004-2007 e 2007-2010 acompanhando principalmente temas relevantes como: avaliação psicológica, questões éticas na prática profissional, psicologia jurídica, porte de arma. Atualmente é membro da Comissão de Ética do CRP SP.

21h10 às 22h00 Debate

22h00 Encerramento


26/08 - Sábado

08h00 às 09h00 Credenciamento

09h00 às 11h00 Mesa 03: Participação Rigor e Transparência: contribuições para a gestão democrática de políticas.
Mediação:
Vinícius Cesca de Lima - Conselheiro Tesoureiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP.
Palestrante:
Rudá Guedes Moisés Salerno Ricci - Sociólogo, Mestre em Ciências Políticas, Doutor em Ciências Sociais. Diretor Geral do Instituto Cultiva (premiado, em janeiro de 2017, pelo projeto Comunidades Educadoras, como experiência educacional de maior êxito no Brasil e um dos 15 maiores do mundo).

Ianni Régia Scarcelli - Professora Associada do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; orienta doutorado e mestrado em programa de pós-graduação Psicologia Social, linha de pesquisa Política, Saúde Coletiva e Psicologia Social; orienta mestrado profissional no Programa de Pós Graduação Formação Interdisciplinar em Saúde. Vice-Diretora do CORALUSP, foi Presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Psicologia da USP - IPUSP (2011-2015); Coordenadora da Comissão de Coordenação da Licenciatura do IPUSP (2009-2011). Possui Livre Docência (2016), Doutorado (2002) e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo; Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1984). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, saúde mental, formação, saúde coletiva, politicas publicas e processos participativos.

Aline Gazola Hellmann - Doutora em Economia do Desenvolvimento, mestre logia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisadora do GT Avaliação de Políticas Públicas do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo. Coordenou o Ciclo de Capacitação em Indicadores para Diagnóstico, Monitoramento e Avaliação dos Programas do SUAS, em cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e cursos de extensão em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas para os estados do Rio Grande do Sul e da Bahia.

11h00 às 12h00 Debate

12h00 às 13h00 Café de Confraternização

13h00 às 15h00 Mesa 04: Cidadania e Diálogo com a Sociedade.
Mediação:
Rodrigo Toledo - Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP.

Renata Capeli Silva Andrade - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2003) e Mestrado e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como psicóloga e supervisora de práticas institucionais (atendimentos grupais e individuais) com ênfase na abordagem fenomenológica existencial e suas repercussões. É professora-orientadora de estágio na graduação de Psicologia da Universidade Paulista.Atualmente é líder das áreas de estágio Oficina de Criatividade, Intervenções Psicoeducativas e Plantão Psicológico, na Abordagem Fenomenológica Existencial. Atua principalmente nos seguintes seguimentos: práticas psicoeducativas em instituições e comunidades: Atenção em situações de emergência (plantão psicológico), Prevenção e cuidado (oficina de criatividade e encontros reflexivos).

James Hermínio Porto - Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP e jornalista livre.

15h00 às 16h00 Debate

16h00 Encerramento