|
|
Data: 07/12/2015
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP SP
O Ciclo Estadual de debates - “Diálogos sobre Psicologia do Esporte” possui como objetivo debater sobre as diretrizes e referências para o exercício profissional, orientar, refletir e posicionar-se por meio da ética profissional sobre a práxis do psicólogo do/no esporte em diversos contextos.
O esporte, como agente de transformação social, insere-se em diferentes contextos sendo praticado por protagonistas distintos. Uma questão fundamental que se coloca, também a partir do Diagnóstico Nacional do Esporte, é a universalização da prática esportiva. O acesso das pessoas com deficiência a essa prática, em diversos níveis, torna-se um tema fundamental a ser debatido visto que, atualmente, o Brasil tem um número elevado de pessoas com deficiência e, ao mesmo tempo, pode ser considerado uma potência no esporte paralímpico. Desse modo, a compreensão das potencialidades do esporte como ferramenta de inclusão social, garantia de direitos, promoção de saúde e profissionalização para pessoas com deficiência, pode contribuir para a produção de conhecimentos e práticas da Psicologia do Esporte nesse contexto.
Mesa de Abertura
Camila de Freitas Teodoro - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Coordenação:
Edgar Bittner Silva - Mestre em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Tecnologia Assistiva e em Surdez. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009). Atualmente é psicólogo vinculado à Prefeitura Municipal de Suzano. Coordena o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Casa Branca em Suzano, município da região do Alto Tietê em São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, Psicologia Escolar e Clínica e Tecnologia Assistiva para a Pessoa com Deficiência. Membro do Núcleo de Psicologia e Deficiência do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.
Palestrantes:
Gabriela Gonçalves - Psicologia clinica. Especialista em esporte e neuropsicologia. Mestranda em Educação Fisica e Esporte pela USP. Consultório Particular e Psicóloga do CT de Paracanoagem em SP.
Mariana Maeda - Graduada em psicologia pelo Mackenzie, pós graduada em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae. Trabalhou no Projeto Esporte e Talento (PET) - Programa de Educação pelo Esporte, do Instituto Ayrton Senna e no Projeto Social Espaço Criança Esperança, em parceria com o Instituto Sou da Paz. Atuou com futsal na Sociedade Esportiva Palmeiras e com Basquete sobre rodas no clube GADECAMP. Atualmente trabalha no Instituto Olga Kos de inclusão Social com as modalidades karate e taekwondo para pessoas com deficiência.
Ricardo Santoro - Psicólogo, especialista em Saúde Mental, Gerente do CAPS adulto Aricanduva, Professor de Psicologia da FMU e Idealizador da Copa da Inclusão.
|
|