Dia da(o) Psicóloga(o) 2015
Diálogos da Psicologia todo dia, em todo lugar: como e onde você faz?
 
 

Baixe esse vídeo:
(clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Salvar destino como...")
Parte 1Parte 2Sarau



Data: 27/08/2015

Local: Sede do CRP SP

Selecione o vídeo através do botão playlist, conforme imagem abaixo:



Se preferir, acesse os vídeos diretamente no Youtube:

Parte 1

Parte 2

Sarau

Para aprofundar o diálogo e a aproximação do CRP SP com a Psicologia construída pelas (os) psicólogas (os) no cotidiano a partir de seu compromisso com uma sociedade mais democrática e igualitária, o CRP-SP convida a todas (os) as psicólogas e psicólogos para a comemoração do Dia da(o) Psicóloga(o).

A atividade tem o intuito de promover o debate entre profissionais que trabalham nos mais diversos campos e com diferentes práticas, compartilhando experiências de trabalho e construindo novos diálogos entre as diversas áreas que o vasto campo de atuação da psicologia proporciona.

Para tanto, traremos como protagonistas desse encontro alguns dos profissionais que enviaram seus vídeos para o projeto "Psicologia Todo Dia e em Todo Lugar".

Elisa Zaneratto Rosa - Conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06.

Magna Barboza Damasceno - Representante da Comissão Gestora Metropolitana do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06

Magna Barboza Damasceno - Psicóloga Educacional e Clínica. Especialista em Gestão Pública pela FESPSP, em Gestão da Clínica; em impactos da violência na saúde. Atuou na Secretaria de Educação no Centro de Apoio Multiprofissional à Educação, com a diretriz de educação Inclusiva e escolarização de jovens e adultos. Atualmente é coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica. Membro da comissão gestora da subsede metropolitana do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06. Mestranda em Psicologia Social no núcleo de Psicologia Política da PUC. Mediadora

Mathilde Neder - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1946), pós-graduação em Psicologia Educacional na Universidade de São Paulo (1948) e Doutorado em Psicologia Clínica na mesma universidade de São Paulo (1973). Professora emérita da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Membro da Academia Paulista de Psicologia, ocupante da cadeira de nº 14, tendo como patrono Dr. Aníbal Cipriano de Silveira Santos. Diretora Científica da Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP). Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia, ex-presidente da Sociedade de Psicologia de São Paulo, membro do 1º e 2º Conselho Federal de Psicologia. Implantou o serviço de Psicologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, inicialmente através do instituto de reabilitação e posteriormente a criação do serviço de Psicologia no Instituto Central. Tem especializações na área de Psicologia Hospitalar, Psicoterapia familiar, Psicoterapia breve e Psicossomática.

Anisha Gonçalves Santana - Psicóloga clínica, acompanhante terapêutica e colaboradora do CRP-SP na Comissão de Ética em comissões de instrução.

Carlos Eduardo Mendes - Estudante de doutorado no DP de Psicologia Social e do Trabalho USP. Pesquisador da subjetividade da População negra no Brasil. Pesquisador das relações étnico/raciais de jovens negras residente em área de vulnerabilidade.

Clélia Prestes - Psicóloga do Instituto AMMA Psique e Negritude, Doutoranda e Mestre em Psicologia Social (USP). Especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica (UEL). Colaboradora do Subnúcleo Psicologia e Relações Raciais.

Gabriel Villaça - Quinto anista em Psicologia pela Universidade Paulista. Estagiário em Psicologia Escolar. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Comunidade e Políticas Públicas (CNPq/UNIP). Criador do programa de formação de docentes ADET (Acolhimento, diálogo, escuta e transformação) sobre identidades de gênero e sexualidades.

Ivelise Fortin - Doutora em Psicologia Clínica, Mestre em Ciências Sociais e Psicóloga pela PUC-SP.

Mário Senhorini - Psicólogo, psicanalista e especialista em sociopsicologia pela FESPSP. Atualmente é coordenador do Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia (CEII) e membro da Comissão Gestora da Subsede da Região Metropolitana do CRP SP. Atua na Saúde Pública no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e em consultório particular. Mediador:

José Fernando Bitencourt Lomonaco - Professor Associado (Livre-Docente) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Orientador de mestrados e doutorados no Programa de Pós Graduação em Psicologia - área de concentração Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Principal interesse: Psicologia da Aprendizagem.

Autores dos Vídeos

Carla Mourão - Psicóloga, com formação em psicanálise e Mestrado/Doutorado em psicologia Clínica pela PUC-Rio. Iniciou nos anos 90 suas pesquisas e atividade clínica no campo da drogadição, que continua sendo um de seus principais focos de trabalho.

Eduardo Campos de Almeida Neves - Formação em Psicologia (1992). Especialização em Psicologia Clínica (1995). Mestrado em Psicologia (USP-2001). Atua como psicólogo judiciário no TJ-SP e na gestão da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Leonardo Luiz - Psicólogo. Psicanalista, docente universitário desde 2001. Músico. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Autor dos livros: “Música no divã: sonoridades psicanalíticas", 2013 (Ed. Casa do Psicólogo) e "Vitrola Psicanalítica", 2005. Via Lettera; coautor do livro "Falando de Amor", 2006, ed. Ágora. Coautor do livro Paixões tristes, 2013. Docente convidado do CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo). Ex-coordenador do curso de psicologia na UNIP, professor do MBA (Escola Paulista de Negócios).

Priscila Leite Gonçalves - Psicóloga. Especialista em Gestão de Pessoas, pesquisadora e mestranda em Gerontologia pela PUC-SP. É professora na Escola Municipal de Saúde (EMS) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e professora convidada de cursos de pós-graduação. Possui experiência em coordenação de Curso de Graduação em Psicologia, bem como na área de Psicogerontologia, sendo colaboradora do site “Portal do Envelhecimento". Psicóloga do Centro-Dia para idosos Angels4U.

Clarice Pimentel Paulon - Graduada em psicologia pela FFCLRP-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP (2011). Mestre pela mesma instituição (2014). No mestrado, desenvolveu relações entre Análise do Discurso e Psicanálise através na noção de silêncio (mesma temática desenvolvida previamente durante iniciação científica - 2010), a partir do caso Signorelli, em Freud. Atualmente doutoranda pelo Departamento de Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia (USP), com um projeto de interface metodológica: análise do discurso, psicanálise e linguística. Atua tanto na área acadêmica quanto na saúde pública, tendo sido psicóloga voluntária do CAPS-ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) (2011-2012).

Mediadora

Ana Mercês Bahia Bock - Psicóloga. Professora de psicologia social e da educação na PUCSP. Autora e organizadora de várias publicações. Foi presidente do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06 por várias gestões entre 1997-2007. Preside, hoje, o Instituto Silvia Lane de Psicologia e Compromisso social.

Autores dos Vídeos

Ana Maria Canzonieri - Enfermeira. Psicóloga com formação em Psicodrama. Mestre e doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP, com estágio Doutoral, na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto. Supervisora Técnica da equipe Multidisciplinar e Integrante da equipe de pesquisadores da ABEM. Docente no Curso de Pós Graduação em Psicologia da Saúde, no CEPPS. Atendimento em psicologia clínica presencial desde 1995. Orientação em psicologia online iniciado em 2014. Com publicação de livros e artigos.

Disete Devera - Graduação em Lic. em Psicologia (1988). Graduação em Formação de Psicólogo (1989) e mestrado (2005) pela UNESP - Assis. Atualmente é psicóloga e psicanalista – em Rio Claro e Piracicaba, e Professora da UNIMEP. Experiência na área de Psicologia, atuando nos temas: saúde mental, saúde coletiva, atenção psicossocial, reforma psiquiátrica e políticas públicas.

Lia Padovan - Especialista em psicoterapia psicodinâmica de adultos pelo Inst. Sedes Sapientiae de SP, especialista em terapia de casal e familiar sistêmica pela PUC - SP, presidente da Anexa.

Raonna Martins - Psicanalista. Mestranda. Coordenadora pedagógica do Projeto Oficinas, conveniado à Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo.

Finalização do evento e convite para o Sarau do Dia da(o) Psicóloga(o) com início às 19h00

Apresentador

Alessandro de Oliveira Campos - Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Mestre em Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Psicólogo formado pela Universidade Paulista (2002). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade-Metamorfose (NEPIM) da PUC/São Paulo. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Professor universitário (Centro Universitário São Camilo). Membro do GT Psicologia e Relações Étnico Raciais do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.


19h00 - Tiago Henrique Cesário de Sousa - Poesias
Leitura (Auditório CRP SP)

Exposição (Espaço Psi) - Nasci em Santo André e resido em São Paulo há 15 anos. Sou filho de emigrantes nordestinos e desde cedo tive a influência das poesias de cordel escritas por meu avô materno. Escrevo pequenas histórias e poemas a partir da minha relação com o mundo e com o outro, refletindo sobre meus sentimentos, sensações e vivências. Esta também é a forma que compartilho com o outro, pois a partir do momento que publico algo, isso já não pertence só a mim, mas a todo aquele que dali retirar alguma reflexão sobre si e seu mundo. Tenho hoje 36 anos, estou casado há 12 com Marcia, a pessoa que fomentou em mim o sonho de escrever e sou pai de três, Mainá, Francisco e Clarice, três pessoinhas que não param de me surpreender.

19h07 - Cláudio Loureiro - Voz e Violão (Auditório do CRP SP) - Cláudio Loureiro, além de psicoterapeuta também é compositor e cantor. No ano de 2013 lançou pela Tratore seu primeiro CD- chamado "Madeira". O estilo das suas composições traz bastante influência do cancioneiro da música de raiz. O trabalho vendo sendo divulgado pela Rádio USP de Ribeirão Preto, Rádio UNESP de Bauru e a Rádio Monte Verde.

19h14 - Ida Maria Merighi - Poesias
Leitura (Auditório CRP SP)

Exposição (Espaço Psi) - Trabalhei muito anos no meio editorial. Fiz cursos para aprimoramento dentro da empresa, o que escrevia saía com cara de poesia, mesmo que fosse para escrever um conto. Fui incentivada a escrever poesia. Essa poesia que inscrevi para o sarau é uma experiência que vivencio com minha mãe, que tem Alzheimer. Numa hora muito dolorida, quando todos dormiam e eu insone, uma frase martelava meus pensamentos: se eu tiver Alzheimer não quero viver. Foi escrita às 03.15 horas da manhã. A relação não é com a psicologia, é com a vida.

19h21 - Marcia Luiza Trindade Corrêa de Melo e Flávia Cristina Trindade Corrêa Barros - Dança do Ventre (Auditório CRP SP) - A dança do ventre me ajudou a ser uma pessoa mais saudável, mais feliz e mais feminina. Escolhi uma apresentação de rotina clássica, com a minha irmã gêmea, Flávia Cristina Trindade Corrêa Barros, que dança comigo há 10 anos, para mostrar a vocês um pouco da diversidade dos ritmos árabes.

19h28 - Idalúcia Garcia de Araújo - Esquetes Teatrais (Auditório CRP SP) - Formada há 38 anos pela PUC SP, sempre acreditei no enfoque complementar para abordagens terapêuticas. A música, as artes visuais, o trabalho corporal, tudo é somado para se obter o melhor resultado para o indivíduo que ali está. Somos um todo complexo e abordagens que visam alcançar esse todo são bem vindas. Acredito também que transmitir ideias e conceitos através de textos dramatizados é uma forma de se aproximar das pessoas e com elas interagir. Através de textos teatrais e dramatizações, temos alcançado pessoas com diferentes faixas etárias, níveis sócio econômicos e culturais. Extraímos de situações cotidianas e corriqueiras textos bem humorados que retratam o dia a dia, que não deixa de ser divertido e único."

19h35 - Lilia Schützer de Magalhães - Flauta Transversal (Auditório CRP SP) - Sou psicóloga clínica há relativamente poucos anos, me formei como psicoterapeuta no ano de 2008, apesar de ter completado o Bacharelado em 1989, portanto 19 anos antes. Minha estória com a flauta é ainda bem mais antiga, começou quando era adolescente com a flauta doce passando depois para a transversal. A vida dá muitas voltas, é cíclica...
Quando adolescente a música e a respiração assumiram grande importância em minha vida. A necessidade de se desenvolver a respiração para se tocar a flauta transversal levaram-me à prática da Yoga também.
Flauta, Yoga, respiração, datas... o que tudo isso tem a ver com a psicologia? Muitas são as possibilidades de se estabelecer vínculos dentre estes temas aparentemente tão diversos. Vou eleger os que me parecem mais significativos: a respiração e a emoção.

19h42 - Miriam Leirias - Crônica
(Auditório CRP SP) - Pretensa escrevinhadora, a partir da busca de sua ancestralidade.

Para tanto, participa de cursos e oficinas. Escreveu o livro "Se o Nó Está Difícil, Sopre", pela Agbook.

19h49 - Osvaldo Rocha - Dança das Cadeiras (Auditório CRP SP) - O presente trabalho/DEC tem como objetivo examinar os aspectos sociais, terapêuticos e subjetivos da Dança em Cadeira, bem como seus efeitos na reconstrução do feminino em mulheres aferidas com o câncer de mama, promovendo o diálogo a partir da visão dessa modalidade, como um tratamento complementar possibilitando mudar o foco da doença para à mulher, com o tratamento elaborando durante o processo da dança o envolvimento com o corpo e mente em equilíbrio, autoestima e principalmente autonomia, possibilitando a paciente de sair da condição de vitimização e tomar a frente de sua vida.

19h56 - Benigna Nazaré Torrão - Poesia e Música (Auditório CRP SP) - Psicóloga, Gestalt terapeuta, pós-graduada em Musicoterapia, com formação musical em piano erudito. "A poesia, a música, enfim, as artes em geral, além do caráter lúdico e recreativo, constituem-se em vivências ricas e transformadoras, sendo um canal de expressão, de liberação de emoções, sentimentos, ideias, portanto, valioso recurso terapêutico a ser utilizado com excelência.


20h03 - Beatriz Ananias e Marcos Vinícius Santana - Dança (Auditório CRP SP) - A Dança abre espaço para o encontro consigo mesmo e o outro, conduzida pela musicalidade interna que nos move para um relacionar-se recheado de troca e descobertas. A Dança Terapia convida o outro a experimentar lugares novos, potencializando suas capacidades de existir. Esse trabalho não se atém a perfeição dos passos, mas sim ao novo experienciar de cada momento como o viver a vida.

20h10 - Regina Puglia - Voz e Acordeon (Auditório CRP SP) - Há muitos anos canto em diferentes grupos, madrigais, corais, etc. Atualmente faço parte de um trio em que canto e toco acordeon e sou acompanhada por dois violonistas. Nosso repertório é bem variado e costumamos tocar MPB, Jazz e músicas autorais.

20h10 às 20h17 - Tânia Pessoa de Lima - Danças Circulares (Espaço Psi) - Dar as mãos, compartilhar, cooperar. No círculo, estamos equidistantes do centro. Ninguém está em cima, embaixo, atrás ou na frente. O desafio maior nem é a habilidade de dançar, mas de traçar juntos um desenho coletivo. Nele cada um expressa sua singularidade dentro da vivência de unidade. No Instituto de Psicologia da USP as Danças Circulares são um modo de trabalho com grupos desde 2006, realizado pela psicóloga Tânia Pessoa de Lima.

20h00 às 22h00 - Katia Loureiro - Exposição de fotografias (Espaço Psi) - "A arte é uma forma de expressão genuína, imagens e suas representações.
A fotografia e os instrumentos tecnológicos oferecem um recurso para o autoconhecimento, isso é válido para os pacientes e para nós todos também".

20h00 às 22h00 - Gabriel Guerra Rivera - Obras de Arte (Espaço Psi) - Nasci na Cidade do México em 1973 e mudei para o Brasil em 2000. Sou formado em Psicologia pela Universidade Nacional do México e desde a minha adolescência me interessei pela pintura ao óleo. Estudei em algumas oficinas de pintura e tive também uma professora particular que me ensinou diversas técnicas.
Os temas que costumo pintar são sempre ligados à natureza: paisagens, cachoeiras, árvores, flores e mar. No entanto, os elementos mais comuns no meu trabalho são as árvores.