Diversidade epistemológica da Psicologia em diálogo com Saberes Tradicionais e Políticas Públicas de Atenção Integral à Saúde  
 





Parte 2
Para acessar a primeira parte do evento, clique aqui.

Data: 16 de fevereiro de 2013

MESA REDONDA TRÊS
"AS POSSIBILIDADES DO CAMPO TRANSPESSOAL E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES"

Márcia Tabone (FACIS)
Fundamentos Epistemológicos do Campo Transpessoal (paradigmas, teóricos, etc)

Maria Adelina Bastos Rennó - psicóloga (ABPA)
Psicologia Antroposófica e suas Práticas

Vera Saldanha, psicóloga
Abordagem Integrativa Transpessoal e suas Práticas

Moderadora: Ronilda Iyakemi Ribeiro (GP-Etha, ANPEP)

MESA REDONDA QUATRO
"IMPLICAÇÕES DA NORMATIZAÇÃO NO RECONHECIMENTO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS"

Adriana Eiko Matsumoto (Conselho Federal de Psicologia)
O Processo de Instituição de Resoluções na Psicologia: Vantagens e Entraves

Fernando Augusto Miranda Nazaré - Assessor Jurídico - Conselho Federal de Psicologia)
O âmbito jurídico da legislação profissional

Heloisa Helena Alonso Capasso da Silva (SOBRAPA)
Psicologia e Acupuntura: A luta pela instituição e reconhecimento de uma prática

Moderador: Luiz Eduardo V. Berni, psicólogo (CRP SP)

 

 
Apresentação do Evento:
O Congresso Nacional da Psicologia (CNP) é instância máxima deliberativa da Psicologia como profissão. Oportunidade em que psicólogos e psicólogas definem de forma democrática as pautas de discussão do Sistema Conselhos para o triênio. A construção se dá ao longo de sucessivas etapas de trabalho regional, que incluem Eventos Preparatórios, Pré-Congressos e o Congresso Regional (COREP) até culminar no Congresso Nacional, realizado em Brasília.

O evento aqui proposto situa-se na primeira etapa de participação da categoria, a de Eventos Preparatórios, que têm por objetivo criar espaços para a proposição temática, ou seja, para a elaboração de propostas a serem encaminhadas aos Pré-Congressos. O tema que nos reúne nesse evento é: "Diversidade epistemológica da Psicologia em diálogo com Saberes Tradicionais e Políticas Públicas de Atenção Integral à Saúde". Ao abordar as políticas públicas de atenção integral à saúde, o presente evento situa-se no Eixo Três do VIII CNP: "Ampliação da Participação da Psicologia e Sociedade nas Políticas Públicas".

Política pública é um conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas direta ou indiretamente pelo Estado visando assegurar direitos de cidadania de forma geral ou específica. Uma política pública firma-se, não apenas pela ação do Estado, mas também pela apropriação que a sociedade organizada faz desse direito. É esse o sentido último das ações do sistema conselhos ao articular a categoria e a sociedade para consolidação de direitos.

As políticas públicas a que se refere esse evento são basicamente duas: Política de Humanização do SUS (PNH), que inclui a clínica ampliada e supõe "o compromisso com o sujeito e seu coletivo" e o "estímulo a diferentes práticas terapêuticas" e a Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que abre diálogo com conhecimentos de sociedades tradicionais, eivados de espiritualidade, como os das Medicinas Tradicionais Chinesas, Tradicionais Africanas e Antroposófica entre outras.

Há diversas formas de abordar essas políticas. O viés aqui adotado é o das abordagens epistemológicas não hegemônicas, com ênfase na epistemologia própria das psicologias transpessoais, como campo do saber psicológico que dialoga diretamente com os fundamentos dos saberes tradicionais e da espiritualidade, não reduzidos às suas expressões no âmbito religioso.

A programação desse evento foi construída durante o diálogo estabelecido entre entidades da Psicologia que reconhecem a si mesmas como pertencentes a um coletivo não-hegemônico no que diz respeito ao modo de "fazer e pensar" psicológicos. A dimensão integral possibilita uma visão holística que, apesar de originária da Saúde, não se restringe a ela.

É nesse espírito de abertura ao diálogo que temos o prazer de convidar a categoria dos psicólogos para que participem deste Evento Preparatório.

Luiz Eduardo V. Berni
Conselheiro
Comissão de Fiscalização e Orientação Pasta Diversidade Epistemológica não Hegemônica - CRP SP
  Graça Maria de Carvalho Câmara
Conselheira Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização -
CRP SP


ENTIDADES REPRESENTADAS
ABPA - Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos
ALUBRAT - Associação Luso-brasileira de Psicologia Transpessoal
CRP-SP - Conselho Regional de Psicologia de São Paulo
CFP - Conselho Federal de Psicologia
SOBRAPA - Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura
FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde
Grupo de Trabalho "Psicologia e Religião" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP)