Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui.
São Paulo, 01 de outubro de 2015

CRP SP LANÇA CAMPANHA ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS NO DIA 8 DE OUTUBRO

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo convida as psicólogas e psicólogos de todo o estado a participar do lançamento da Campanha Estadual de Direitos Humanos "Violência de estado ontem e hoje: da exclusão ao extermínio", que acontece no dia 8/10, às 19h, no auditório da Sede do CRP SP. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas em www.crpsp.org.br/dh. Haverá transmissão online do evento.

Esta é a primeira de uma série de atividades que irão compor a campanha até o próximo ano. A Psicologia está diretamente relacionada com o enfrentamento das desigualdades e com a construção de uma vida mais digna, numa nação mais justa. Ao lançar foco sobre a Violência de Estado, tornando-a tema de uma campanha de abrangência estadual, o CRP SP opta por reiterar seu compromisso com a cultura de promoção e defesa de Direitos Humanos, um dos princípios básicos de nossa ciência e profissão. Saiba mais: www.crpsp.org.br/dh

CRP SP encaminha ofício de apoio a deputados federais que defendem arquivamento do PL do Estatuto da Família
Além de agradecer o empenho dos parlamentares pelo arquivamento e conscientização da sociedade sobre a multiplicidade das configurações familiares, o ofício destaca como a Psicologia e algumas políticas públicas têm avançado nesta mesma concepção.

O texto ressalta ainda as mais de 3.300 assinaturas de pessoas físicas e entidades, coletivos e movimentos sociais ao Manifesto em Defesa da Família Brasileira do CRP SP.
Acesse e saiba mais.

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
O CRP SP participou este ano do XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A convite da ABRAPEE, participaram da reunião diversas Comissões de Educação do Sistema Conselhos, com a finalidade de debater os desafios e apresentar propostas para a psicologia escolar e educacional. E o debate sobre o tema continua: no dia 24 de outubro, o Subnúcleo de Educação da Subsede do Grande ABC realiza o I Simpósio de Psicologia Escolar e Educacional da região, intitulado "Memórias e desafios da Psicologia Escolar e Educacional no Grande ABC". O evento contará com mesa redonda, oficinas e videoclube. Inscreva-se.


Saúde não é mercadoria
Às proximidades da 15ª Conferência Nacional de Saúde, o CRP SP vem a público reafirmar seu compromisso com a defesa intransigente do SUS e de todos seus princípios (universalidade, integralidade e equidade), destacando a importância da participação social na construção do que é não menos do que uma das maiores políticas públicas do mundo e que, além de promover saúde, contribui para a diminuição da inequidade no Brasil. Saiba mais.

DIALOGA PSI
Psicologia todo dia, em todo lugar, para uma sociedade mais democrática e igualitária.
Faça como Richardison da Costa, participe do "Psicologia todo dia, em todo lugar" e compartilhe conosco sua experiência! No último ano da faculdade, ele passou a compor um grupo de estagiários e profissionais da Psicologia que trabalha com dependentes químicos em Jundiaí, o que fez com que se encantasse ainda mais pela profissão.
Assista: https://youtu.be/C67Kzsk3znY. Faça você também o seu vídeo! Acesse.


PESQUISA NACIONAL:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS


Por deliberação do CNP (Congresso Nacional de Psicologia), o CFP realiza uma nova pesquisa nacional. Este novo Ciclo de Pesquisa é destinado à produção de Referências Técnicas para a atuação de psicólogas e psicólogos em políticas públicas de direitos sexuais e reprodutivos. Acesse http://goo.gl/eeyHPa e participe preenchendo o formulário exploratório.

DISCRIMINAÇÃO NA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Muitas vezes as(os) psicólogas(os) que atuam na área de recrutamento e seleção se deparam com uma situação bastante delicada: a discriminação na contratação de funcionárias(os), que apesar de ser proibida por lei, infelizmente ainda se mostra presente nos ambientes institucionais e empresariais.
Sabemos que a(o) psicóloga(o) não pode praticar ou ser conivente com práticas deste tipo, em que pessoas são discriminadas em processos seletivos por motivos como aparência, idade, sexo, raça, orientação sexual, dentre outros.
Lembramos que o papel da psicologia deve ser o de promover, estimular e disseminar práticas que respeitem e aceitem o ser humano em sua integralidade.
A Lei nº 9.029, de 13 de abril de 1995 proíbe discriminação em razão de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional ou idade para acesso ao emprego ou sua permanência.
Saiba mais sobre o tema na reportagem No limiar do preconceito, publicada na edição nº 153 do Jornal Psi. Aproveite para participar de mais discussões sobre os desafios contemporâneos para a(o) psicóloga(o) nas organizações de trabalho, inscrevendo-se no Seminário Estadual de Psicologia Organizacional e do Trabalho, que acontece na Sede do CRP SP em 24 de outubro.


Lançamento – Campanha Estadual de Direitos Humanos: Violência de estado – Da exclusão ao extermínio
Quando: 08/10/2015
Horário: 19h às 22h
Endereço: Auditório do CRP SP – Subsede Metropolitana. Rua Arruda Alvim, 89, Jd. América - São Paulo
Mais informações: www.crpsp.org.br/dh

II Seminário sobre Psicologia em Situações de Emergências e Desastres
Quando: 15/10/2015
Horário: 08h30 às 17h00
Local: Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - Campus Anália Franco - Auditório Fernando Henrique Cardoso
Endereço: Av. Regente Feijó, 1295
Mais informações: www.crpsp.org.br/emergenciasedesastres

II Encontro Estadual de Centros de Convivência e Cooperativa: a delicada arte de produzir encontros - Lançamento do Caderno Temático 15 - Centros de Convivência e Cooperativa
Quando: 16/10/2015
Horário: 9h às 18h
Local: Câmara Municipal de São Paulo - Auditório Freitas Nobre e Auditório Nobre
Mais informações: www.crpsp.org.br/ceccos/

Ciclo de debates sobre Psicologia do Esporte
Dialogando sobre a formação em Psicologia do Esporte no Estado de São Paulo
Quando: 19/10/2015
Horário: 19h às 22h
Endereço: Auditório do CRP SP – Subsede Metropolitana. Rua Arruda Alvim, 89, Jd. América - São Paulo.
Mais informações: www.crpsp.org.br/psiesporte

Seminário Estadual de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Quando: 24/10/2015
Horário: 8h às 17h
Endereço: Auditório do CRP SP – Subsede Metropolitana. Rua Arruda Alvim, 89, Jd. América - São Paulo.
Mais informações: www.crpsp.org.br/seminariopot

Confira também os eventos de sua Subsede.


Facebook Youtube do CRP SP Site do CRP SP Twitter Instagram