Oficina de jogos corporais
Marilda Nogueira Costa de Almeida
Jogar e brincar faz parte do processo de aprendizagem. Promove uma aprendizagem de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades de forma significativa, duradoura e dinâmica.
O jogo é uma importante experiência de aprendizagem que inclui além da instrução informativa, a construção personalizada do conhecimento que promove uma reviravolta nos significados e nos sentidos do jogador.
Para jogar a pessoa precisa participar ativamente, envolver-se com as tarefas e regras, respeitar a si e aos outros jogadores, tendo também que organizar as jogadas e o enfrentar desafios.
A oficina é um convite a reflexão sobre estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento do aprendizado de maneira lúdica e envolvente, utilizando o próprio corpo como peça para diferentes jogos que envolvem atenção, concentração, cognição e emoção.
Inspirado em jogos tradicionais a oficina substitui as peças do jogo por pessoas, oferecendo a possibilidade de ampliar o jogar e o pensar com o sentir.
Os jogos são perfeitamente adaptáveis a sala de aula e não necessita de material algum, além dos próprios integrantes da classe.
Diferentes conceitos escolares podem ser trabalhados de forma que todos estão envolvidos o que favorece a troca de papéis, de posições e de experiências.
Como todo jogo tem objetivo e regra os integrantes desenvolvem estratégias comuns para chegar à meta de ganhar o jogo.
Metodologia: Vivenciar os jogos corporais e refletir sobre as possibilidades do jogo como promotor de aprendizagem e consciência corporal.
Palavras chaves: jogo, aprendizagem, consciência corporal.