Formação do psicólogo para atuação na convergência escola-saúde
Mônica Cintrão e João Coin – Universidade Paulista - UNIP

Resumo: A partir de uma perspectiva que trata dos processos de saúde no âmbito dos grupos e instituições sobre os quais recaem condições de exclusão, o que repetidamente se estabelece na escola, se reconhece a importância de legitimar as falas dos atores sociais, quando ainda não é possível a instalação de projetos críticos e coletivos. Tratando destas questões, trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Psicologia e Saúde (UNIP/CNPQ) têm se desdobrado em experiências de formação profissional para atuação do psicólogo na convergência escola-saúde. O objetivo deste mini-curso é apresentar cases onde se possam discutir as estratégias de formação para a intervenção de psicólogos junto à população e agentes institucionais (profissionais de saúde, professores, gestores). Os trabalhos, que visam ações de promoção de saúde nestes grupos, são oportunidade para se localizar pistas para a compreensão e enquadramento teórico e político destes fenômenos além da caracterização de práticas que desafiam o estereótipo da ação profissional do psicólogo. Neste sentido, reconhecendo a singularidade dos indivíduos e a dinâmica dos grupos sociais e das instituições, as práticas incluem intervenções participativas e se apoiam em recursos metodológicos provenientes da Antropologia (Etnografia), da Psicologia Social e Institucional (Pesquisa-Ação, Grupos-Operativos, Dinâmica de Grupos) e da Psicologia Escolar (Pesquisa Interventiva, Oficinas de Formação). Os cases oferecem recursos para discutir a integração destes dois campos (saúde e escola), problematizando a identidade profissional do psicólogo e instrumentaliza-o para ações que se fazem em ambiente interdisciplinar.