PSI Site do Conselho Regional de Psicologia 6ª Região - São Paulo

Eventos CRP SP

.:: Apresentação

Eventos Preparatórios - 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP)



Regulamento do 10º CNP | Regulamento do 10º COREPFormulário  | Texto Orientador para os Eixos do 10º CNP

 

O 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), acontecerá em Brasília entre 30 de maio a 2 de junho de 2019. O CNP é precedido de eventos preparatórios, pré-congressos e, principalmente, do Congresso Regional da Psicologia (COREP), que em São Paulo acontecerá entre os dias 05, 06 e 07 de abril de 2019. Ao longo de todo esse processo, as(os) psicólogas(os) deliberam sobre as propostas que devem orientar a gestão dos CRPs e do CFP.

Por isso, o CRP SP convida as psicólogas e psicólogos de nosso estado a participar da fase preparatória e contribuir com propostas para o COREP.
 

Como posso participar e contribuir?

Tudo se inicia nos eventos preparatórios que acontecerão de outubro de 2018 a março de 2019, mobilizando amplamente as(os) psicólogas(os) por meio de discussões de base, encontros temáticos, mesas redondas, debates online e outros, com o objetivo de favorecer a organização da categoria para o levantamento de questões e elaboração de propostas a serem apreciadas e votadas nos pré-congressos.

Consulte nossa agenda para saber em quais eventos promovidos pelo CRP SP você pode contribuir - eles estarão marcados em vermelho com a frase "evento preparatório para o 10º CNP".

Sob o tema O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas sociais e culturais, os objetivos do CNP são: •  Promover a organização e a mobilização das psicólogas(1)  do país, possibilitando a definição da contribuição do Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão;

  •  Definir políticas nacionais referentes ao tema do 10º CNP a serem implementadas e/ou reguladas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, de setembro de 2019 a setembro de 2022 para os Conselhos Regionais de Psicologia e de janeiro de 2020 a janeiro de 2023 para o Conselho Federal de Psicologia;

  •  Garantir o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do Conselho Federal de Psicologia, na gestão 2020 a 2023;

  •  Garantir a participação direta das psicólogas no processo de deliberação acerca das ações a serem desenvolvidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, favorecendo e valorizando seu protagonismo e auto-organização em relação às etapas que precedem o CNP - Congresso Nacional de Psicologia e os COREPs - Congressos Regionais de Psicologia.

Os eixos de discussão são:

1º:  Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos

2º: O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos

3º: Do Exercício Profissional

Como será a dinâmica de cada evento?

Os eventos preparatórios acontecerão de outubro de 2018 a março de 2019, mobilizando amplamente as(os) psicólogas(os) por meio de discussões de base, encontros temáticos, mesas redondas, debates online e outros, com o objetivo de favorecer a organização da categoria para o levantamento de questões e elaboração de propostas a serem apreciadas e votadas nos pré-congressos.

Até março, em todo o estado, os eventos promovidos pelo CRP SP que sejam correspondentes com a temática de discussão dos eixos do 10º CNP valerão como preparatórios. Por isso, aproveite estas ocasiões - que são a primeira instância de aprovação - para redigir e encaminhar propostas, seja preenchendo um formulário em Word que você receberá ou utilizando o formulário eletrônico. As propostas em Word poderão ser entregues pessoalmente na sede do CRP SP ou nas subsedes em todo o estado de SP, via formulário eletrônico (disponibilizado no site do CRP SP - www.crpsp.org.br) ou, ainda, enviadas diretamente para o e-mail 10corepsp-cnp@crpsp.org.br. Novas propostas só podem ser apresentadas até a fase dos Pré-Congressos.

Agora já sei como participar, mas tenho dúvidas sobre fluxo de encaminhamento de propostas. Como fazer?

As propostas debatidas e elaboradas nos eventos preparatórios, entregues pessoalmente ou via formulário eletrônico>, são votadas nos pré-congressos regionais de Psicologia em cada estado, fase em que psicólogas e psicólogos também podem se candidatar a delegadas(os) para o Congresso Regional de Psicologia (COREP).

As propostas votadas e aprovadas nos pré-congressos são encaminhadas para o COREP, onde serão votadas pelos delegados eleitos na etapa anterior. No COREP, será eleita a delegação que representará São Paulo no Congresso Nacional da Psicologia, em junho.

No CNP, as delegações estaduais votam as propostas aprovadas nos COREPs. O conjunto de propostas finalmente aprovadas é então compilado em um Caderno de Deliberações que servirá de diretriz política para a atuação do Sistema Conselhos no próximo triênio.
 


Downloads e links úteis

 

10º CNP - Regulamento 

10º COREP - Regulamento

Documento - Formulário de propostas em Word

Documento - Formulário eletrônico

Programação - Eventos preparatórios
 

1 No intuito de garantir uma linguagem inclusiva de gênero, optou-se por referenciar a categoria no feminino. Desta forma, sempre que aparecerem palavras no feminino como 'psicólogas', 'inscritas', 'delegadas', entre outras, estão incluídos todos os gêneros. Tal providência foi necessária para evitar entendimentos diferenciados e contraditórios no que se refere a indicação das delegações, ao usar os dois gêneros. 



Informações:
Departamento de Eventos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Tel.: 11 - 3061.9494, ramais 334, 336, 337, 355, 356 e 357
E-mail: eventos@crpsp.org.br