mapa do site

Home

Nós psicólogos (as), independente da área em que atuamos, somos frequentemente interpelados por questões ligadas à sexualidade e relacionadas ao gênero. Sabemos que a forma como cada um vive sua sexualidade e sua identidade de gênero faz parte da subjetividade, a qual deve ser compreendida de modo integral. Também sabemos que o modo como cada pessoa é vista e se vê intervém de alguma forma em sua subjetividade a depender de seu sexo, seu gênero, sua orientação sexual, o modo como vivencia seus desejos.

O Princípio Fundamental I do Código de Ética da Psicologia ordena que, no exercício profissional, nos balizemos pelos valores contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assim, promover reflexões e ações no âmbito dos direitos sexuais e direitos reprodutivos é promover, na atuação cotidiana de cada psicólogo (a), a luta contra preconceitos relacionados à autonomia do corpo, vivência da sexualidade e à construção das identidades de gênero de modo geral.

Tendo em vista a amplitude desta temática, destacamos alguns pontos que o CRP SP objetiva:

1) Promover a ampliação das discussões acerca da Sexualidade e dos Gêneros no âmbito do CRP SP, bem como a atuação política do mesmo junto às políticas públicas e ao movimento social envolvido com a temática dos direitos sexuais e direitos reprodutivos - DSDR.

2) Fomentar junto a categoria discussões e produção de referência da atuação profissional frente a situações de violência contra mulher, incluindo o aborto inseguro.

3) Fomentar junto à categoria novas referências em relação a atuação profissional no campo da sexualidade, tendo em vista que a psicologia tem contribuído junto às políticas públicas para o encaminhamento das demandas de atenção às travestis e transexuais.

4) Continuar a contribuir com o enfrentamento da homofobia e do preconceito de gênero presente no âmbito da sociedade brasileira, destacando a defesa e a constante divulgação da Resolução CFP nº 01/99, que define a despatologização da orientação sexual e que a prática do psicólogo deve se pautar por essa diretriz.


Entendemos que a Psicologia como ciência e profissão deve aglutinar-se a outros atores sociais na perspectiva da construção de uma sociedade que garanta os direitos de seus cidadãos e cidadãs. Assim, nesta página temática você encontrará informações sobre o envolvimento do CRP SP na luta pelos direitos sexuais e direitos reprodutivos de todos e todas.

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (6ª Região)