Apresentação

As diretrizes de atuação do Sistema Conselhos de Psicologia são definidas, a cada três anos, no Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima e deliberativa sobre as questões prioritárias para as próximas gestões dos Conselhos Regionais (CRP) e do Conselho Federal (CFP).

O CNP ocorre por meio de um amplo processo democrático, com a participação das psicólogas no delineamento de diretrizes para a profissão. É construído por meio de etapas realizadas, no âmbito dos Conselhos Regionais, a partir dos Eventos Preparatórios (1ª etapa), Pré-congressos (pré-COREPs; 2ª etapa) e Congresso Regional da Psicologia (COREP; 3ª etapa), culminando no Congresso Nacional da Psicologia (CNP).

Estamos em um momento de preparação para o 11º CNP, que ocorrerá em junho de 2022, dentro da temática "O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais" e dos eixos temáticos:

I. Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia;
II. Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; 
III. O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental. 

ENTENDA AS ETAPAS DO 11º CNP:

Eventos preparatórios (21 de julho a 10 de setembro de 2021): eventos realizados pelos regionais com o objetivo de formular propostas a serem enviadas para as próximas etapas do CNP. Participam psicólogas, estudantes, convidadas e quaisquer outras pessoas interessadas, seja por iniciativa própria de uma profissional, de grupos e de eventos organizados pelo CRP.

Pré-congressos (Pré-COREPs) (01 de dezembro de 2021 a 27 de janeiro de 2022): Instâncias que apreciam e aprovam as propostas enviadas pelos eventos preparatórios. Nessa etapa, novas propostas podem também ser elaboradas e são eleitas as delegadas para o Congresso Regional (COREP). Podem ocorrer em mais de uma área geográfica da jurisdição do CRP. Clique aqui e saiba mais.

Congresso Regional da Psicologia (COREP) (08 a 10 de abril de 2022): Realizado no Conselho Regional, é composto por delegadas eleitas nos Pré-congressos. No COREP, são discutidas e aprovadas as propostas de âmbito regional que farão parte do Caderno de Deliberações do COREP e que orientará as ações da próxima gestão do CRP no triênio seguinte. São também apreciadas as propostas que serão enviadas para avaliação no CNP. É no COREP que serão eleitas as delegadas para o Congresso Nacional.

Acesse aqui o regulamento do COREP


Acesse o caderno de Propostas do 11º COREP

Acesse o caderno de Propostas Pré-COREP