Apresentação

A cada três anos, as diretrizes de atuação do Sistema Conselhos de Psicologia são definidas no Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima e deliberativa sobre as questões prioritárias no triênio subsequente para as gestões eleitas nos Conselhos Regionais (CRP) e no Conselho Federal (CFP).

O CNP ocorre por meio de um amplo processo democrático, com a participação das psicólogas no delineamento de diretrizes para a profissão. É construído por meio de etapas que ocorrem no âmbito dos Conselhos Regionais a partir dos Eventos Preparatórios - 1ª etapa, Pré-congressos (pré-COREP) - 2ª etapa e Congresso Regional (COREP) - 3ª etapa, culminando no Congresso Nacional da Psicologia (CNP).

Em 2021 será dada a largada para preparação do 11º CNP, que ocorrerá em 2022. Terá como tema "O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais".

ETAPA ATUAL! - Eventos Preparatórios

Para esta 1ª etapa do 11º CNP, que ocorre de 21 de julho a 10 de setembro de 2021, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo promove suas atividades (rodas de conversa, eventos e reuniões) sob o formato de eventos preparatórios. Durante esses eventos, são elaboradas propostas a serem encaminhadas para a etapa dos pré-COREPs.

As psicólogas com registro ativo no CRP SP também podem enviar propostas avulsas (individuais) neste primeiro momento, sendo possível o envio de uma proposta por profissional. Para enviar propostas avulsas, clique aqui.

ENTENDA AS ETAPAS:

* Eventos preparatórios: Podem participar dos Eventos Preparatórios psicólogas, estudantes, convidadas e quaisquer outras pessoas interessadas, seja por iniciativa própria de uma profissional, de grupos, de eventos organizados pelo CRP, etc. Tem o objetivo de formular propostas a serem enviadas para as próximas etapas.

* Pré-congressos (Pré-COREPs): Instâncias que apreciam e aprovam as propostas enviadas pelos eventos preparatórios. Nessa etapa, novas propostas podem também ser elaboradas. Podem ocorrer em mais de uma área geográfica da jurisdição do CRP. Nessa instância, são eleitas as delegadas para o Congresso Regional (COREP).

* Congresso Regional da Psicologia (COREP): É realizado no Conselho Regional e composto por delegadas eleitas nos Pré-Congressos. No COREP, são discutidas e aprovadas as propostas de âmbito regional que farão parte do Caderno de Deliberações do COREP e que orientará as ações da próxima gestão do CRP no triênio seguinte. São também apreciadas as propostas que serão enviadas para avaliação no CNP. É no COREP que serão eleitas as delegadas para o Congresso Nacional.

* Congresso Nacional da Psicologia (CNP): É a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as diretrizes para o Conselho Federal de Psicologia. Participam as delegadas nacionais, eleitas nos COREPS de todos os CRPs. As propostas aprovadas irão compor o Caderno de Deliberações do CNP, que orientará as ações da próxima gestão do CFP no próximo triênio.

SOBRE A FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS:

- As propostas devem ser frases únicas, sem encaminhamentos e devem ser compatíveis com as atribuições legais do CFP e do CRP;

- Poderão ser formuladas propostas para o âmbito regional, nacional ou para ambos concomitantemente, relacionadas às políticas que serão desenvolvidas no próximo triênio do CRP (2022 - 2025) e CFP (2023 a 2025);

- Cada proposta deve estar atrelada a um dos eixos.

EIXOS TEMÁTICOS:

I. Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia.

II. Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas.

III. O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

Programação

1ª Fase: Eventos Preparatórios e Propostas Avulsas On-Line: 21 de julho a 10 de setembro de 2021.

2ª Fase: Pré-Congressos: 30 de setembro de 2021 a 28 de janeiro de 2022.

3ª Fase: Congresso Regional da Psicologia (COREP): 08 a 10 de abril de 2022.

Etapa final: Congresso Nacional da Psicologia (CNP): 02 a 05 de junho de 2022.

Dúvidas Frequentes

1) Quantas propostas avulsas poderão ser enviadas?
Somente 1 (uma) proposta por psicóloga(o) em situação ATIVA com o CRP SP.

2) O que é situação ATIVA?
São profissionais inscritas/os e com toda sua documentação em dia e sem estar em dívida ativa.

3) Estudantes podem participar?
Sim. Estudantes podem participar na etapa de eventos preparatórios, contribuindo com a elaboração das propostas.

4) Receberei certificado de participação?
Sim, serão emitidos os certificados das atividades recorrentes do CRP SP que sejam também eventos preparatórios, como as rodas de conversa, atividades da II Mostra Virtual de Práticas da Psicologia e CRP Acolhe.