PSI Site do Conselho Regional de Psicologia 6ª Região - São Paulo

Luta Antimanicomial

.:: Programação

Psicoterapias: Interfaces das práticas de Ontem, Hoje e Amanhã

Data: 03/08/2019
Horário: 08h30 ás 18h30
Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Endereço: Av. Ramiro Colleoni nº5 - Centro, Santo André - SP
Inscreva-se aqui

Frente às contínuas mudanças de paradigmas e questões sociais atreladas às atuações das (os) psicólogas (os), torna-se importante o fomento de debates e orientações qualificados na área das Psicoterapias. Pensando nisso, o CRP-SP, através do Núcleo de Psicoterapias da Subsede do Grande ABC, convida a todas e todos profissionais e estudantes da categoria para a I Jornada de Psicoterapias do Grande ABC.

Horário Atividade



08h00 Café de Boas-Vindas



09h00 Mesa de Abertura Oficial



9h50   A Importância das Psicoterapias
Marília Machado Rangel
Psicóloga, formada pela Universidade Metodista de São Paulo, atuando como psicoterapeuta na área Clínica privada e em Saúde Suplementar.
Psicanalista em formação, participa também de grupos com estudo aprofundados da abordagem. Atualmente é membro  do Núcleo de Psicoterapias na Subsede do CRP do Grande ABC.



10h00   Debate- Psicoterapias ontem, hoje e amanhã. Impasses, desenvolvimentos e possibilidades. Bruno Cervilieri Fedri
Formado em psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista e mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com aperfeiçoamento em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Doutorando em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e coordenador técnico do Centro de Referência e Apoio à Vítima, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
Carolina de A. Agustinelli Primo
Psicóloga clínica - presencial e online. Professora e supervisora em graduação de Psicologia (FASBC). Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica (USP) e em Moderna Educação (PUCRS). Mantém um blog sobre relação pais-filhos.
Rafael Dutra 
Psicólogo, especialista em Psicologia Escolar e mestre em Educação. Professor e supervisor no curso de Psicologia da USCS; co-fundador do IP.abc - Instituto de Psicologia do Grande ABC; coordenador-Geral da Sala ABC - coworking para psicólogas; orientador profissional e psicoterapeuta há 12 anos.
Mediação: Davi Rodriguez Ruivo Fernandes
Psicólogo pela Universidade Metodista de São Paulo, Psicoterapeuta Especialista em Psicanálise e Saúde pelo Instituto de Ensino Hospital Israelita Albert Einstein. Membro da Comissão Gestora da Subsede do Conselho de Psicologia do Grande ABC e Representante do Núcleo de Psicoterapias na mesma na gestão (2017-2019). Possui formação no Fórum de Masculinidades e Gêneros do Grande ABC, Escola de Formação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher e estudos em Análise Sistêmica Psicanalítica.



11h30 Debate- Patologias do social e os  impasses, desenvolvimentos e possibilidades em Psicoterapias
Angélica Capelari
Psicóloga pela PUC SP e atuante desde a formação em clinica analítico comportamental. Mestra em Psicologia Experimental pelo IP USP. Professora da Universidade Metodista de SP, onde além de docente, coordena os estágios em psicologia na área.
Juliana Rodrigues 
Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente e supervisora de Estágio de Psicologia Clínica da Universidade Metodista de São Paulo.
Psicóloga clínica há 10 anos.
Leonardo Milan
Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica. Formado em 1988 pela Universidade  Metodista de São Paulo,.  Psicoterapeuta na abordagem Analítica Junguiana. Professor no curso de graduação em Psicologia na Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo. Colaborador e Membro da Comissão de Ética na Subsede Grande ABC do CRP São Paulo. 
Mediação: Rafael Winter
Psicólogo formado pela Universidade Bandeirantes de São Bernardo do Campo - SP. Psicoterapeuta com atuação em São Caetano do Sul. Especialista na área de Psicologia Forense e Investigação Criminal pela UnyLeya. Atento as mudanças e dinâmicas contemporâneas, abarca conhecimentos sobre Direitos Humanos, estudos sobre Gênero e Sexualidade, dentre estes, as questões LGBTI e Masculinidades, tendo por base a formação no Fórum de Masculinidades e Gêneros do Grande ABC , Escola de Formação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher.



12h50 Orientações para as atividades da tarde



13h00 Brunch



14h Grupos de Trabalho com Núcleos - interface das psicoterapias e a diversidade de contextos da atuação:



14h   GT1 - Psicoterapias Ontem, Hoje e Amanhã: Da segregação à integração.
Luiz Henrique L.S. das Dores
Graduação em Psicologia pela Universidade Metodista, Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Metodista, Psicólogo Responsável Técnico da Clínica Escola de Psicologia da Universidade Metodista. Atua na área clínica com grupos e psicoterapia individual.
Flavia Roberta Eugenio,
 Psicóloga, formada pela Universidade Metodista,  Especialista em Psicologia Política pela Universidade de São Paulo. Coordenadora da Subsede Grande ABC do CRP SP, também compõe a coordenação do  Núcleo Sexualidade e Gênero. Trabalhou nas redes de atendimento a mulher em situação de violência doméstica em São Paulo e Grande ABC, é Promotora Legal Popular.
Andrea da Costa
Membra da Comissão Gestora da Subsede do CRP do Grande ABC e membra do Núcleo de Assistência Social do CRP SP, é também trabalhadora do SUAS (Sistema Único de Assistência Social ) há 15 anos. 
Mediação: Davi Rodriguez Ruivo Fernandes



14h GT 2 Psicoterapias Ontem, Hoje e Amanhã: Desenvolvimentos do paliativo ao efetivo Andressa Destido
Psicóloga formada em  pela Universidade Metodista de São Paulo. Estudante de LIBRAS, é Especialista em Psicologia Clinica Hospitalar e em Reabilitação de Pessoas com deficiência pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.  Trabalha na inserção de pessoas com todos os tipos de deficiência em empresas, através do projeto de emprego apoiado integrando no mercado profissionais com deficiência.
Daniela Morales Carcavilla
Psicóloga Clínica, Educacional e Orientadora Profissional, com experiência diversificada com crianças, adolescentes, escolas e famílias. Especialização em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (2014) e Aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar pela USP (2017).
Thiago Domingues
Psicólogo e poeta. Tem atualização profissional em Transtorno Ansioso e Depressivo ( Hospital Albert Einstein) e especialização em Filosofia Contemporânea e História ( UMESP). É responsável pela implantação e coordenação de projetos em educação com foco no gerenciamento socioemocional, senso de propósito e consciência planetária em escolas de Santo André e São Bernardo do Campo. Atende em consultório particular em Santo André, onde também coordena grupos de estudo em Psicologia Analítica e supervisão clínica. É colaborador em revistas de psicologia.
Mediação: Marília Machado Rangel



14h   GT 3 Psicoterapias Ontem, Hoje e Amanhã: Interfaces da ética, da moral e da cidadania
Thaís Mateo Zygmunt
Psicóloga, formada pela PUC-SP em 2018.
Trabalhou na vara central de infância e juventude e na vara da violência doméstica e familiar contra a mulher, da Barra Funda.
Atualmente é representante do Núcleo de Psicologia em interface com a Justiça da subsede do CRP-SP do Grande ABC e psicóloga clínica.
Lucas Lima
Especialista em Saúde da Família e Saúde Mental pela FMABC, graduado em Psicologia pela UFSCar. Trabalha como psicólogo de NASF no SUS em São Bernardo do Campo e como tutor do Núcleo Psicologia e preceptor no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família no mesmo município.
Maria da Penha Tamburú Ivanchuk Lopes
Possui Mestrado Profissional em adolescente em conflito com a lei. Titulo de Especialista Clinica pelo CRP, Pós Graduada em Psicopedagogia, Especialista em metodologias do ensino a distancia, possui Aperfeiçoamento em Orientação a Queixa Escolar pela USP e graduada em Psicologia. Exerce a função de docente no curso de psicologia na Universidade Anhanguera de São Paulo e atua também como supervisora de estágios na área clinica e escolar. Executou trabalhos sociais na função de orientadora de plantão psicológico, oferecendo atendimento clinico a população de bairros carentes da região do ABC. Durante quase dez anos exerceu também o cargo de coordenadora da clinica de psicologia - UNIAN - ABC. Na área clinica atende em consultório particular, além de realizar supervisões clinicas e consultorias na rede de ensino particular. Atualmente atua como gestora no NEM (Núcleo de Educação e Medicalização) da subsede do grande ABC e faz parte do GIQE (Grupo Interdisciplinar de Queixa Escolar), ABEP (Associação Brasileira do Ensino da Psicologia) e ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional).  
Mediação: Rafael Winter



15h30 Plenária



16h Coffe



16h30 Oficina de Elaboração e Orientação de Documentos - Definição, Diferenciação, Uso, Armazenamento e Arquivamento/ Práticas e Ética

Rafael dos Santos
Psicólogo Analista Técnico no Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região - Subsede Grande ABC. Graduado em Psicologia pela Universidade Tiradentes (SE). Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Sergipe.
Leonardo Milan - Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica. Formado em 1988 pela Universidade  Metodista de São Paulo,.  Psicoterapeuta na abordagem Analítica Junguiana. Professor no curso de graduação em Psicologia na Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo. Colaborador e Membro da Comissão de Ética na Subsede Grande ABC do CRP São Paulo. 



18h00 Encerramento

Subsede do Grande ABC
Tel. (11) 4436-4000 / 4427-6847 / 4990-7314
E-mail: abc01@crpsp.org.br
Todos os eventos são gratuitos.