Gênero e Desempenho Escolar – Fábio H. Pereira

Resumo: “Os meninos estão fracassando na escola!” Esta é uma frase recorrente tanto nos meios de comunicação de massa quanto no senso comum educacional. Mas será que todos os meninos estão indo mal na escola? Meninas não “fracassariam” também? Se os meninos estão “fracassando” na escola, por que percebem melhores salários no mercado de trabalho? Com o objetivo de discutir os conceitos de desempenho escolar e de gênero, este mini-curso trará elementos para se pensar quem são as crianças que fracassam na escola, quais os motivos pelos quais se tem acreditado que elas não acompanham o trabalho escolar e quais as contribuições das pesquisas atuais sobre o assunto. Para tanto, serão problematizadas as ideias de fracasso escolar, de vitimização dos meninos na escola e de avaliação do trabalho escolar. Pretende-se que os participantes possam compreender que existem desigualdades entre os sexos, mas que também existem relações de desigualdade entre homens e entre mulheres, perpassadas, por exemplo, por desigualdades de classe social ou de cor/raça. Pretende-se, também, trocar ideias sobre quais as expectativas da instituição escolar das aprendizagens dos meninos e sua maior incidência de baixo rendimento escolar e sua relação com a maior presença deles em número de encaminhamentos a programas de recuperação ou reforço escolar e de acompanhamento psicológico.